Usiminas

Circuito Usiminas de Cultura reúne 4.500 pessoas em Ipatinga

01/11/2016

Slam_Nilmar-Lage-(14)

Evento movimentou o Centro Cultural Usiminas e Parque Ipanema com várias atrações gratuitas

Espetáculos, cinema e oficinas culturais marcaram a passagem do Circuito Usiminas de Cultura por Ipatinga, na última semana. Entre os dias 24 e 29 de outubro o projeto contou com a participação de 4.500 pessoas nas 22 atividades oferecidas gratuitamente no Centro Cultural Usiminas e Parque Ipanema. A programação teve a participação de grupos locais, de Belo Horizonte e de São Paulo.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o balanço do projeto desta edição mostra a sua importância para o calendário cultural da cidade. “Comemoramos com muita alegria o sucesso do Circuito Usiminas de Cultura, que oferece uma programação gratuita e de qualidade, e é recebido com carinho pelo público por onde passa”, avaliou a diretora.

O Circuito Usiminas de Cultura ocupa praças, escolas e espaços públicos com diversas atividades artísticas e gratuitas para toda a família. Com a conclusão de mais um ano de atividade, o projeto reafirma seu compromisso de proporcionar às comunidades o acesso à cultura em suas diversas formas, sempre preocupado com a formação e o desenvolvimento humano. O Circuito integrou a programação especial oferecida à população em comemoração aos 60 anos de fundação e 54 anos de operação da Usiminas.

Parque Ipanema

O Parque Ipanema recebeu o caminhão autossustentável do grupo Teatro Aberto, de São Paulo, que compartilhou o palco com vários outros grupos que animaram a programação do Circuito durante a semana. Além de espetáculos teatrais, a estrutura também teve a participação dos alunos da Oficina de Danças Urbanas, com diversas intervenções artísticas, e do grupo local “A Rua Declama”, com uma batalha de poesias empolgante.

Estudantes, professores e famílias conferiram as atrações oferecidas nesse espaço durante o Circuito. O metalúrgico Júlio Reis Costa assistiu com seu filho ao espetáculo “Embornal de Histórias”, do Grupo Teatro Aberto (SP), na sexta-feira (28/10). “Estava passando por aqui e vi essa estrutura enorme. Parei para assistir a peça e gostei muito. A iniciativa está de parabéns”, comentou.

Centro Cultural

No Centro Cultural Usiminas, o público também se divertiu com várias atrações, entre elas, a Oficina de Bonecos Brincantes, ministrada no sábado (29/10) pelo Grupo Teatro Aberto (SP), dentro da programação do Arte em Família. A atividade promoveu a construção de bonecos utilizando materiais recicláveis, como o papelão e tampinhas de garrafa. Entre os participantes estava Samira Guimarães, que participou da atividade pela primeira vez com seu marido, Alisson Mourão, e o filho de 1 ano. “Gostei muito desse momento de criatividade e interação em família. Apesar de meu filho ser muito novo, acho fantástico ele já ter contato com a arte em um ambiente cultural”, afirmou.

O ator Edivaldo Costa, que comandou a oficina, salientou a importância do Circuito Usiminas de Cultura proporcionar o contato da comunidade com a arte. “Apresentamos aqui um trabalho desenvolvido pela companhia que se pauta pelo uso de materiais reaproveitados para transformá-los em arte de maneira rápida e divertida. Foi satisfatório esse encontro com as famílias, que puderam levar como lembrança o seu próprio brinquedo”, comentou o ator.

O Circuito é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pela POP Produções Artísticas e conta com o apoio do Instituto Cultural Usiminas. Desde o início do projeto, em 2010, já foram realizadas 538 apresentações artísticas e 122 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo e mais de 162 mil pessoas se beneficiaram com as ações do projeto.


Categorias: Notícias