Usiminas

Circuito Usiminas de Cultura leva atividades gratuitas a mais de 7 mil pessoas do Vale do Aço

28/04/2016

exibicc

Intensa programação agitou as cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso, que receberam atrações culturais e educativas

 

O Circuito Usiminas de Cultura esteve em Ipatinga e Santana do Paraíso, levando espetáculos teatrais, contação de história, exibição de filme e oficinas educativas, no mês de abril. Mais de 7 mil pessoas prestigiaram as atrações inteiramente gratuitas, que em Ipatinga foram realizadas no Centro Cultural Usiminas, e em Santana do Paraíso, nas escolas e na Praça da Matriz, no centro da cidade.

O Circuito é mais uma expressão do compromisso da Usiminas com o desenvolvimento cultural e educacional das comunidades em que está inserida. “O Circuito cumpre um papel muito importante de democratizar o acesso à cultura e auxiliar na formação de público e dos cidadãos. Os espetáculos e as oficinas ofereceram para a população a oportunidade de vivenciar e aprender coisas novas, enriquecendo o trabalho realizado nas escolas e o cotidiano das famílias”, comenta a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal.

conta1

Em Ipatinga, foram realizadas 13 atividades que atenderam também outras quatro cidades da região e alunos de 19 escolas. Os espetáculos de teatro de bonecos que compõem a “Trilogia dos Modernistas”, da Cia. Articularte, de São Paulo, envolveram o público. Além disso, os integrantes da companhia realizaram a oficina de “Confecção de bonecos e movimentos”, que mostrou aos participantes todas as etapas de criação de bonecos e suas variadas formas de encenação.

Em Santana do Paraíso, foram realizadas nove atividades que atenderam o público de seis escolas do município e a população em geral. A cidade recebeu a programação de braços abertos, compartilhando risadas e aprendizados, como destacou Ângela Maria de Lima, gerente de cultura do município. “Quando a gente tem a oportunidade de receber um circuito como esse da Usiminas, tem que abraçar mesmo, porque falta esse momento de alegria para as famílias”, comentou.

cuca

A gerente de cultura também participou da oficina “Educação Patrimonial”, oferecida nas duas cidades e que estimulou a identificação e o cuidado com os bens culturais das cidades. “A gente tem que fazer esse importante trabalho de educação. As pessoas às vezes não dão muito valor, mas os patrimônios revelam toda uma história da cidade, das pessoas e das famílias”, pontuou Ângela Lima.

Grupos locais também marcaram presença no Circuito, com apresentações de espetáculos como a “Contação de histórias: Pedro Malasartes e o rapto da princesa Isabel”. A atriz Raquel Vieira salientou a importância de se levar espetáculos de qualidade para cidades e escolas que não integram os grandes centros urbanos. “O Circuito é uma chance de alunos e familiares terem acesso ao teatro, às histórias e a várias manifestações culturais. É um direito que todos têm, mas a gente sabe que, se não fossem ações como essa, eles não teriam acesso”, disse Raquel Vieira.

educa

 

Cinema

Muito esperada, a exibição ao ar livre da animação brasileira “O Menino e o Mundo”, indicada ao Oscar de 2016 na categoria de melhor longa de animação, movimentou as cidades mineiras. Em Ipatinga, a população viu o Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas se transformar em um grande cinema a céu aberto. A designer e ilustradora Fernanda La Noce foi umas das pessoas que conferiu e se emocionou com a história.  “Eu acho incrível, chegar aqui no jardim e poder assistir um filme maravilhoso como esse e ainda poder trazer toda a família junto para participar desse Circuito”, opinou.

O Circuito, patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, já beneficiou mais de 158 mil pessoas com 483 apresentações artísticas e 110 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo. Realizado pelo Instituto Cultural Usiminas, POP Produções Artísticas e Ministério da Cultura, contou com o apoio das Prefeituras de Ipatinga e Santana do Paraíso.

 

Circuito Usiminas de Cultura nas redes

Facebook: www.facebook.com/CircuitoUsiminasDeCultura

Site:www.circuitousiminasdecultura.com.br

Instagram: @circuitousiminasdecultura


Categorias: Notícias