Usiminas

Circuito Usiminas de Cultura aposta na multiplicação de conhecimento

04/04/2016

CircuitoUsiminasDeCulturaApostaNaMultiplicacaoDeConhecimento

Com o objetivo de disseminar cultura e educação, o projeto oferece oficinas gratuitas durante a programação em Ipatinga e Santana do Paraíso

Já imaginou desvendar, em detalhes, todo o mistério por trás da confecção e manipulação de bonecos teatrais? Ou, quem sabe, já se propôs a enxergar com um olhar renovado e generoso para as riquezas culturais encontradas na sua cidade? Essas são oportunidades divertidas e educativas que o Circuito Usiminas de Cultura vai oferecer, por meio de duas oficinas gratuitas, em sua passagem por Ipatinga e Santana do Paraíso, de 11 a 16 de abril. Além de espetáculos e cinema, a programação do Circuito irá contribuir para a formação de artistas, educadores e agentes culturais, que terão boas ferramentas para que o conhecimento seja multiplicado em suas comunidades.

Uma das mais encantadoras manifestações culturais, o teatro traz inúmeras possibilidades de interação entre artista e público. A turma paulista da Cia. Articularte, uma das referências em teatro de bonecos no Brasil, desembarca em Ipatinga no dia 11 de abril para ministrar a oficina de Confecção de Bonecos e Movimentos, no Centro Cultural Usiminas. A ideia é ensinar aos participantes todas as etapas de criação de bonecos e suas diversas formas de encenação.

Dalbert Vinicius dos Santos, ator e produtor do grupo de teatro Argumento, de Ipatinga, explica que ele e outros integrantes da equipe inscritos na oficina querem aproveitar o que consideram uma oportunidade rara para artistas da região. “Nunca havíamos tido acesso a esse tipo de capacitação e, por isso, nos interessamos na hora. São poucas as oficinas na nossa área que chegam até Ipatinga e o conteúdo vai nos ajudar a introduzir um novo artifício nos espetáculos”, comemora Dalbert.

Já a oficina de Educação Patrimonial – que será realizada em Ipatinga, nos dias 12 e 13 de abril, e em Santana do Paraíso, nos dias 13 e 14 de abril – tem o objetivo de estimular a identificação e o cuidado com os bens culturais das cidades. “O interessante da oficina é que começamos o trabalho a partir do patrimônio pessoal dos participantes e expandimos essa percepção para o patrimônio coletivo, da cidade, mas que é também de cada um deles”, afirma a pesquisadora Carolina Dellamore, da AKALA, responsável pela oficina ao lado da também pesquisadora Andréia Menezes De Bernardi.

As atividades propostas pela oficina podem facilmente ser adaptadas para públicos de diferentes idades e indicam caminhos para que alunos e comunidade desvendem o patrimônio local para, então, se apropriarem dessas riquezas e trabalharem para a sua conservação. O objetivo é que, ao saírem da oficina, os participantes tenham ferramentas valiosas para trabalhar o tema de forma lúdica e efetiva.

Para isso, eles contarão com a ajuda da cartilha pedagógica “Caderno do Educador”, um rico material com propostas de ações relativas ao universo da educação patrimonial. No caderno estão inseridas as Cartas Patrimoniais, lâminas com referências culturais específicas de cada cidade, que podem ser utilizadas de diferentes maneiras para despertar a curiosidade sobre o patrimônio cultural.

A professora de História Alessandra Alves Vasconcelos Estevam, que dá aula para estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes e do Colégio Batista de Ipatinga, espera enriquecer seu conhecimento para interagir de maneira mais eficiente em sala de aula. “Quero ter instrumentos para fazer com que meus alunos se apaixonem pelo assunto e, assim, resgatem a memória e o respeito pelo nosso patrimônio.”

Circuito Usiminas de Cultura
O projeto é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pela POP Produções Artísticas e Ministério da Cultura e conta com o apoio do Instituto Cultural Usiminas e das prefeituras de Ipatinga e Santana do Paraíso. Desde seu início, em 2010, já foram realizadas 483 apresentações artísticas e 110 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo e mais de 158.000 pessoas se beneficiaram das ações do projeto.

Serviço*
Oficina “Confecção de bonecos e movimentos”
Data: 11 de abril
Horário:  18h às 22h
Local: Centro Cultural Usiminas, Ipatinga

Oficina “Educação Patrimonial
Ipatinga:
Datas: 12 e 13 de abril (terça e quarta-feira)
Horário: 18h às 22h
Local: Centro Cultural Usiminas

Santana do Paraíso:
Datas: 13 e 14 de abril (quarta e quinta-feira)
Horário: 7h30 às 11h30
Local: Escola Municipal José Dias Bicalho Filho

* As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

Outras informações
Sobre a programação completa: www.circuitousiminasdecultura.com.br ou (31) 3822-3031
Sobre as oficinas: (31) 3824-3731 ou acaoeducativa@usiminas.com
Facebook e Instagram: /CircuitoUsiminasDeCultura


Categorias: Notícias