Usiminas

Circuito de Cultura no Interior começa neste sábado, 14

12/05/2022
Projeto patrocinado pela Soluções Usiminas chega à Santa Luzia com programação cultural para Umeis e comunidade 

Entre os dias 14 de maio e 3 de junho, a cidade de Santa Luzia recebe pela primeira vez o Circuito de Cultura no Interior. Com oficinas, contação de histórias, teatro, exibições de filmes, a programação gratuita chega para alunos de duas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e para a comunidade. O projeto é patrocinado pela Soluções Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Santa Luzia, e tem a realização do CIRC – Centro de Intercâmbio e Referência Cultural. 

O Cinema na Praça é para toda a família participar e terá duas edições. Neste sábado (14/5), será exibido o filme “O Parque dos Sonhos”, às 19h, na Praça da Savassi, no bairro Palmital. E na sexta-feira (3/6), é a vez da exibição do filme “A Invenção de Hugo Cabret”, às 19h, na Praça Largo do Santuário Arquidiocesano. 

Para encantar o público infantil, a Umei Cornelina Carvalho Silvério e a Umei Zelita Francisca Ramos, recebem a partir da próxima segunda-feira (16/5) uma programação com apresentações artísticas, oficinas e contações de histórias. 

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a importância do projeto que, de forma contínua, contribui para o desenvolvimento cultural nas comunidades onde as empresas Usiminas atuam. “É motivo de alegria para o Instituto estar mais próximos dos moradores de Santa Luzia e da comunidade escolar, com um projeto que possui uma programação cultural de qualidade e gratuita.  Iniciativas como essa contribuem na prática para a democratização e ao acesso à arte”, salienta Penélope Portugal. 

Circuito de Cultura do Interior 

A iniciativa, realizada nos meses de maio e junho, possibilita a continuidade e a ampliação da democratização e interiorização das atividades artísticas, de artes cênicas e brincantes. Desde o início do projeto, em 2010, foram realizadas 554 apresentações artísticas e 132 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo que contribuíram para a formação sociocultural dos cidadãos. Mais de 180 mil pessoas já se beneficiaram com as ações do Circuito, que oferece uma programação rica, extensa e inteiramente gratuita. Este ano, o projeto será realizado nas cidades de Itatiaiuçu, Santa Luzia e Ipatinga. A programação completa pode ser conferida no site: institutousiminas.com

Instituto Usiminas 

Criado em 1993, em uma política implantada desde o início das operações da Usiminas, em 1962, o Instituto desenvolve e estimula iniciativas culturais, esportivas e sociais nas regiões onde a Usiminas está presente. E, ao longo dos anos, se consolidou como um agente efetivo de transformação social, promovendo ações de impactos positivos para comunidades e colaboradores da empresa. A instituição conduz a gestão dos investimentos sociais privados da companhia, por meio de mecanismos de benefício fiscal e é responsável pela gestão de três importantes espaços culturais do Vale do Aço: o Centro Cultural Usiminas, o Teatro Zélia Olguin e o Centro de Memória Usiminas. Mantém ainda uma área de Ação Educativa, que promove a aproximação de famílias, estudantes e professores de todo o Leste Mineiro a diversas linguagens artísticas e educativas que fazem a diferença na vida das comunidades. 

Sobre a Soluções Usiminas

A Soluções Usiminas é uma das cinco empresas da companhia Usiminas. A SU tem unidades produtivas em quatro estados do país: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, totalizado oito plantas industriais e com atendimento nacional.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases