Usiminas

Circuito Comunidade inicia temporada 2021 em Itatiaiuçu

01/03/2021

Com patrocínio da Mineração Usiminas, primeira edição do projeto no ano celebrou os 58 anos de aniversário da cidade

Neste domingo (28/2), o Circuito Comunidade iniciou a edição 2021 na cidade de Itatiaiuçu. A abertura do projeto, que é patrocinado pela Mineração Usiminas e realizado pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, marcou a comemoração dos 58 anos do município, completados hoje (1/3). A bordo de um carro de som volante, a proposta é levar atrações culturais para toda a comunidade assistir, sem sair de casa.

A primeira atração do Circuito neste ano foi a Lira São Sebastião, tradicional agremiação musical de Itatiaiuçu. O trajeto começou às 9h, na Praça Antônio Quirino, no Centro, passou pelas ruas adjacentes e seguiu até os bairros Pio XII e Kennedy. Durante o percurso, o público ouviu grandes sucessos do Pop e da Música Popular Brasileira (MPB), executados por integrantes da Lira São Sebastião. Houve, também, distribuição de mudas de espécies frutíferas e ornamentais, um presente da Mineração Usiminas e do Instituto Usiminas para a população.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o objetivo do Circuito Comunidade é levar arte e cultura para as pessoas neste momento de distanciamento social. “Estamos muito felizes em iniciar o Circuito em uma data tão especial para Itatiaiuçu. Abraçamos a cidade com música e doação de mudas, como ponto de partida de várias ações que realizaremos na cidade neste ano junto à Mineração Usiminas”, salienta Penélope Portugal.

 Plantio de mudas

 Já nesta segunda-feira, 1º de março, voluntários da Mineração Usiminas farão plantio de mudas também como um presente da empresa para a cidade. A ação desta vez contemplará a área do monumento do Cristo, no alto do Pio XII, e o entorno da Capela do Divino Espírito Santo, no Morro do Pião.

Em dezembro de 2020, colaboradores plantaram 54 mudas de espécies diversas na Praça do Bairro São Francisco. Essa foi a primeira iniciativa na cidade após o lançamento da plataforma Voluntários Usiminas (VOU) que tem o objetivo de fortalecer as atividades de voluntariado nas localidades onde a companhia está presente.

As ações serão realizadas com atenção a todas as medidas preventivas à Covid-19 (Coronavírus).

Investimento

Desde 2010, a Mineração Usiminas, em parceria com o Instituto Usiminas (mudei porque o investimento é da MUSA), já investiram cerca de R$ 12 milhões, em 104 projetos culturais, sociais e esportivos, por meio de Leis de Incentivo, em ações que beneficiaram diretamente a comunidade.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases