Usiminas

Centro de Memória Usiminas recebe programação educativa em agosto

01/08/2022
Oficina do Tardes de Criação incentiva práticas de artes em diversas linguagens teatro, dança, literatura, música, artes integradas, cinema e outras

O Instituto Usiminas preparou uma programação para o mês de agosto com atividades da Ação Educativa que visam aproximar o público do universo das artes, educação patrimonial e ambiental. Inspirando a busca por conhecimento e muita criatividade, as atrações são gratuitas e contam com o patrocínio da Usiminas e realização do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).

No sábado (6/8), às 15h30, o Centro de Memória Usiminas recebe mais uma edição do programa Tardes de Criação, que convida os participantes a explorar técnicas, materialidades e vivências coletivas. Nesta edição, o programa da Ação Educativa traz a Oficina de Performance, em que o corpo será o principal material de trabalho. A partir de instruções que apontam novos olhares para o cotidiano, os participantes vão inventar modos de ver e registrar o espaço, o tempo e o corpo, usando elementos como escrita, música e teatro.

Um novo olhar sobre a paisagem noturna do prédio do Centro de Memória Usiminas: essa é a proposta da Visita Noturna, que acontece sexta-feira (5/8), às 19h. A visita é uma experiência sensorial conduzida a partir de ativações que transformam o espaço e a coleção de arte exposta no Centro de Memória Usiminas, bem como o olhar dos visitantes para as cores, sons e ruídos que aparecem durante o percurso.

Do aço à floresta

Na terça-feira (9/8), às 8h e às 14h, haverá mais duas sessões das “Histórias do Aço”, com Flora Manga e Rosane Dias. Na visita guiada à Usina de Ipatinga, Flora Manga apresenta a jornada por trás da produção do aço. A atividade finaliza com uma oficina de pintura que usa tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço. 

As famílias vão poder desbravar o Viveiro de Mudas da Usiminas durante o Aventura no Viveiro, que será no sábado (13/8), com sessões às 8h e às 14h. O Viveiro de Mudas da Usiminas é um espaço de educação ambiental e preservação de um bioma típico da região, e será apresentado ao público por Flora Manga em uma visita regada com ludicidade e muitas histórias. 

Mais uma atividade que celebra os 60 anos de operação da Usiminas é o Rota 60, que terá uma edição na manhã do sábado (27/8), às 8h, do bairro Bom Jardim. O passeio é conduzido por dois curiosos personagens, que investigam as peculiaridades de uma cidade com muitas histórias para contar. O percurso passa pela Usina, pelas obras de arte públicas da cidade, pela Casa do Artesão e é finalizada no Centro de Memória Usiminas.

Formação

O Curso de Formação de Professores deste mês traz como tema “O Ensino da arte no Brasil: experiências do movimento das escolinhas livres de artes”, com a multiartista Zaika dos Santos. O encontro será no dia 29/08 (segunda-feira), às 19h, no Centro de Memória Usiminas. Zaika dos Santos também é designer, pesquisadora e cientista/divulgadora de Movimento Especulativos como Afrofuturismo, African Futurism e Afropresentismo, NFT e Ciência de Dados. 

Todas as atividades são gratuitas e para participar, os interessados podem se inscrever pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330. 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases