Espaço cultural de Ipatinga é o segundo no estado e o 12º no Brasil a obter a certificação Herity
O Centro Cultural Usiminas comemora mais uma importante conquista: a obtenção da certificação Herity, organização mundial para a certificação de Qualidade de Gestão do Patrimônio Cultural. A entidade internacional, sediada na Itália e reconhecida pela Unesco, já certificou vários patrimônios culturais mundiais, como o Panteão de Roma, e o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo (Portugal).
A partir de agora, o Centro Cultural Usiminas passa a ser o segundo espaço em Minas Gerais e o 12º do Brasil a obter a certificação Herity. Até então, o Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, era o único certificado no Estado. O processo de certificação do Centro Cultural Usiminas teve duração de um ano. O trâmite envolveu várias etapas com a aplicação de questionário para os gestores, público e colaboradores, além de visita técnica de uma equipe da entidade internacional.
O Teatro, a Biblioteca Central de Ideias e a Galeria Hideo Kobayashi, que compõem o Centro Cultural, foram avaliados de acordo com os seguintes critérios padrões para a certificação: conservação (estado de manutenção e restauro), serviços (qualidade de acolhimento), relevância (percepção do bem cultural) e comunicação (informação transmitida ao visitante). Cada item recebe nota que varia de 0 a 5. O resultado é materializado em um alvo, marca da certificação, dividido em quatro partes que mostram a nota em cada fator analisado.
O alvo é geralmente exposto nas entradas dos espaços cultuais certificados, como forma de ajudar o público a se orientar pela visita ou não daquele bem cultural, além de contribuir para a gestão. A cada três anos, uma nova avaliação é feita, resultando em um novo alvo. A nota em cada quesito foi anunciada na cerimônia de entrega de Certificação realizada no Centro Cultural Usiminas, nesta terça-feira (8/12).
Relevância
Para o diretor da Usina de Ipatinga, Roberto Maia, a vocação da Usiminas para qualidade e relacionamento com a comunidade se unem no Centro Cultural Usiminas. “Buscamos excelência em todos os aspectos, e isso se aplica também às nossas atividades de responsabilidade social. A certificação é a materialização dos nossos valores na forma de cultura e educação para a população da região do Vale do Aço”, afirma o executivo.
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins, ressalta a importância da certificação para o espaço e a comunidade do Vale do Aço. “Esse reconhecimento do Centro Cultural Usiminas, que já é uma grande referência no Vale do Aço, vai ajudar a fortalecer ainda mais a cultura e o turismo na cidade de Ipatinga. Uma certificação nesse nível de importância possibilita maior credibilidade e transparência para o trabalho desenvolvido no Centro Cultural e, com certeza, abre portas para futuras parcerias”, salienta a diretora.
Para a coordenadora dos espaços culturais Usiminas, Penélope Portugal, as notas dos quatro indicadores vão motivar a melhoria constante da gestão. “A certificação que já foi concedida a grandes patrimônios mundiais, agrega muito valor ao nosso espaço. As notas obtidas nos quatro quesitos avaliados vão nos ajudar a promover melhorias no espaço e no atendimento prestado”, afirma a coordenadora.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun