Usiminas

Biblioteca Central de Ideias comemora 13 anos com programação gratuita

19/04/2018

Oficinas, troca de livros, contação de histórias e concurso de poesias fazem parte da comemoração do aniversário.

A Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas, que é referência no Vale do Aço, completa 13 anos de fundação no próximo dia 28 de abril, e, para celebrar a data, o Instituto Cultural Usiminas preparou uma programação especial e totalmente gratuita. Durante o mês de abril, crianças, jovens e adultos estão convidados a participar da Oficina de criação de marcador de páginas, Troca de Livros, Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Arte em Família – Lá Onde Voam os Livros, com Raquel Vieira, Premiação dos 5 leitores destaques de 2017 e Concurso de poesia Central de Ideias.

Durante a programação, até o dia 28/04, no horário de funcionamento da Biblioteca, de terça a sábado, das 10h às 21h, os sócios da Biblioteca poderão trocar seus livros. Basta trazer um exemplar e escolher outro do acervo da Biblioteca, além de poder criar seu próprio marcador de página personalizado, em uma oficina super divertida. Na quinta-feira (19/4), a atriz Raquel Vieira dá vida a personagem Flora Manga para encantar as famílias com suas histórias e levar os participantes para uma visita surpreendente pela Biblioteca. A inscrição para essa atividade é gratuita e deve ser feita na Ação Educativa pelo telefone 31. 3824-3731.

Para encerrar a programação, no sábado (28/4), às 15h, será realizado um Arte em Família especial. Raquel Vieira vai narrar a aventura de dois garotos que partem em uma grande jornada, no reino das histórias, em busca dos livros perdidos. Ao final, os participantes vão criar seu próprio livro como lembrança do aniversário da Biblioteca. No mesmo horário, haverá a Premiação dos 5 leitores destaques de 2017.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas, enfatiza a importância desses 13 anos de atividades da Biblioteca Central de Ideias. “Comemoramos esta data com muita alegria e satisfação, pois sabemos que estamos promovendo e incentivando a leitura por meio de empréstimos de livros, acesso gratuito a internet e várias atividades de formação e estímulo à leitura para escolas e comunidade. Por meio da leitura, promovemos transformação de vidas. E este é um dos objetivos do Instituto Cultural Usiminas”, destaca a diretora.

Concurso de Poesia Central de Ideias

A novidade este ano no aniversário da Biblioteca é o “Concurso de Poesia Central de Ideias”. Os sócios têm até o dia 28 de abril para efetivar a participação, que premiará os três primeiros colocados. O objetivo é incentivar os usuários sobre a importância do tema do concurso, o “Mundo dos Livros”.

As inscrições podem ser feitas presencialmente por pessoas de qualquer idade, na Biblioteca Central de Ideias (Avenida Pedro Linhares Gomes, 3900 – Shopping Vale do Aço, Ipatinga,MG), pelo telefone 31. 3824.3849 ou pelo e-mail bibliotecacentraldeideias@usiminas.com. Os critérios que serão avaliados pela comissão julgadora, composta pelos integrantes da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas são: criatividade, originalidade, coerência, letra, ortografia e fidelidade ao tema do concurso.

As poesias selecionadas serão publicadas no site do Instituto Cultural Usiminas, além de serem expostas na Biblioteca Central de Ideias. Serão eleitas três poesias vencedoras, das quais os autores receberão a seguinte premiação:

  • 1º colocado: 100 reais em vale-livro
  • 2º colocado: 80 reais em vale-livro
  • 3º colocado: 50 reais em vale-livro

O resultado será divulgado no dia 08/05/2018, no site do Instituto Cultural Usiminas, além do contato direto por telefone com os três ganhadores.

Espaço para comunidade

A Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas foi inaugurada em 28 de abril de 2005 como um presente para a cidade de Ipatinga que, neste mesmo mês, faz aniversário. Atualmente o acervo é composto por 9.275 títulos entre arte, literatura, parapsicologia, história, administração, best selleres e outros. Os associados chegam a 14.629 pessoas. A Biblioteca também disponibiliza acesso gratuito à internet.

Para se tornar sócio basta apresentar identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4 atualizada. A Biblioteca funciona de terça a sábados, das 10h às 21h. Mais informações pelo telefone 31.3824.3849.


Categorias: Notícias