Musicista detalhará pesquisa que deu origem ao instituto que resgata a história dos 5 séculos de música brasileira; exposição vai até 31 de agosto, no Centro Cultural Usiminas
A curadora da Exposição Musica Brasilis, Rosana Lanzelotte, estará em Ipatinga no próximo sábado (24/08), às 15h, no Centro Cultural Usiminas, para conduzir uma tarde de conversa no Arte em Família sobre a pesquisa que deu origem ao Musica Brasilis. Também cravista e doutora em Informática, Rosana fará uma visita guiada, detalhando o desenvolvimento da pesquisa que originou a exposição. A entrada é gratuita mediante agendamento pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, pelo telefone: 31.3824.3731.
Em exibição na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, até 31 de agosto, a exposição é realizada pelo Instituto Musica Brasilis, do Rio de Janeiro, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. A exposição tem entrada gratuita.
A Exposição Musica Brasilis conta com a primeira linha interativa que mostra momentos marcantes da história da música no Brasil e músicos por meio de exemplos dos seus repertórios. Por meio de instrumentos musicais, vídeos e instalações interativas que ilustram os 5 séculos de música brasileira, com ênfase na criação mineira, a exposição se baseia nos conteúdos reunidos ao longo de mais de 10 anos para o portal Música Brasilis: http://musicabrasilis.org.br/.
Rosana Lanzelotte explica, que na Exposição Musica Brasilis, a interatividade está a serviço da síntese de um volume grande de conteúdo. “Temos mais de 500 compositores na linha do tempo, desde o descobrimento até os dias de hoje. Os jogos possibilitam, através de experiências lúdicas, entender como funcionam as partituras musicais e como se pode compor música através de seus elementos melodia, harmonia e ritmo”, reforça a curadora.
Ao contar a história dos 5 séculos de música brasileira por meio de cinco módulos, a exposição interativa Musica Brasilis apresenta os instrumentos dos índios tupinambás passando pelos dos escravos africanos, chegando aos de origem europeia de diversas épocas, até os dias de hoje. Ipatinga é a sexta cidade a receber a exposição, que apresenta ao Vale do Aço o projeto que resgata e difunde os repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros.
Serviço
Arte em Família com Rosana Lanzelotte
24 de agosto (sábado), 15h, Centro Cultural Usiminas
Inscrições: (31) 3824.3731 e 3822.2215
Exposição Música Brasilis
Até 31 de agosto de 2019
Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas
Aberto à visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 18h
Informações e agendamento escolar: (31) 3824.3731 e 3822.2215
Para professores: http://musicabrasilis.org.br/exposicao/caderno-mediacao
Entrada gratuita – Classificação: Livre para todos os públicos
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun