Com apoio da Mineração Usiminas, mais de 200 jovens tiveram acesso a aulas de inglês, robótica e informática
Na última semana, entusiasmo e alegria marcaram a formatura do projeto Mentes Digitais, do Instituto Metamorfose, em Igarapé. Com o apoio da Mineração Usiminas, por meio do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência, a iniciativa ofereceu cursos de robótica, inglês e informática para jovens entre 13 e 18 anos do município.
Ao todo, 227 alunos receberam certificado de conclusão de curso ou mudança de módulo, muitos deles remanescentes das turmas iniciadas antes do início da pandemia.
“O Samuel teve um desenvolvimento muito grande. Ele começou o curso no Metamorfose em 2018 e desde então cresceu muito. Em nenhum momento eles deixaram de dar suporte aos alunos, inclusive na pandemia as aulas continuaram remotamente. Hoje, ele é fluente em inglês e está se formando em informática, além de estar sempre em movimento, participando de feiras e em contato com outras pessoas”, conta Maura Elizabete de Rezende Moreira, mãe de Samuel Rezende, de 17 anos, um dos beneficiados pela iniciativa.
Rayane Beatriz Rodrigues Pena também graduou em módulos dos cursos de informática e manutenção de micro. Para ela, o projeto transformou o seu futuro. “O Metamorfose tem ajudado muito no meu desenvolvimento social e profissional. É de grande valia tudo que eles fazem aqui para a minha vida. É uma grande honra estar participando desse projeto e sou muito grata.”
Para Guilherme Pimenta, especialista de Relações Institucionais e com Comunidades da Mineração Usiminas, é significativo presenciar a educação fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. “A formação muda realidades e é a base do futuro. É gratificante ver nossa atuação social aplicada em projetos que priorizam a trajetória social e profissional de jovens. Educação transforma a comunidade”, afirma.
Apresentação de jazz acontece no dia 26 de setembro, trazendo releituras instrumentais de compositores brasileiros e músicas autorais
O In
Iniciativa leva programação de arte-educação para cerca de 250 estudantes e educadores de escola pública de setembro a dezembro
O Programa Esco
Oficinas Livres de Arte, Aventura no Viveiro e Rota 60 são atrações com agendamentos abertos
A programação da Ação Educativa do Ins