Usiminas

Ações do Instituto Usiminas movimentam cadeia produtiva

27/12/2018

Realização de projetos e ações para as comunidades refletem em vários setores da economia

 

Além de promover inclusão, acesso à cultura e ao esporte e desenvolvimento social, ao gerir projetos e promover ações para a comunidade o Instituto Usiminas ativa uma importante movimentação na economia em seus locais de atuação. Geração de emprego, movimentação na rede hoteleira e gastronômica, contratação de prestadores de serviços, movimento no comércio e valorização de produtos locais são alguns dos reflexos econômicos positivos dos investimentos em cultura e esporte.  

O Instituto Usiminas também se faz presente em importantes entidades que promovem discussões para o desenvolvimento do turismo e da cultura numa visão integrada e de diversificação da economia. Em Ipatinga, o Instituto Cultural Usiminas representa a Usiminas no Conselho Municipal de Turismo e integra o Projeto Turismo no Vale, que propõem ações, eventos e debates para o desenvolvimento e a valorização do turismo no Vale do Aço. 

Na Baixada Santista, o Instituto participa ativamente do CCC – Conselho Consultivo Comunitário do Polo Industrial de Cubatão, que tem o objetivo de manter um canal de comunicação interativo entre as empresas e a comunidade de Cubatão nos temas ligados à Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Já em Belo Horizonte, o Instituto integra o Com.Cultura, grupo formado pelas principais empresas patrocinadoras do Estado de Minas Gerais com o objetivo de promover o intercâmbio de informações práticas voltadas ao desenvolvimento cultural diante do setores públicos e do mercado cultural.

O analista do Sebrae Minas, de Ipatinga (MG), Alessandro Challub, afirma que a existência do Instituto por si só já representa uma grande conquista para as cidades onde a Usiminas atua. “O Instituto é a materialização da importância que a Usiminas dá a toda cadeia da cultura. A associação é hoje o grande catalizador e realizador de eventos culturais da nossa região. Seus investimentos e sua estrutura física proporcionam a realização de atividades de nível internacional, além de valorizar a cultura local”, diz.

Alessandro Chalub ressalta ainda a atuação do Instituto na movimentação do turismo, no Vale do Aço (MG). “A sua participação efetiva vem ajudando a transformar a realidade da cadeia turística, por meio de apoio em atividades como feiras, palestras e promoção da região como um destino turístico. Esse tipo de iniciativa além de trazer opções para região ajuda na busca pela diversificação da nossa economia. A cultura e o turismo geram um retorno imediato principalmente quando deixamos de gastar em outros lugares a aproveitamos tudo que acontece aqui”, comenta.

O presidente Grupo Raízes, de Ipatinga (MG), Elísio Cacildo, destaca a importância da Usiminas e o Instituto Usiminas no trabalho em prol de oferecer cultura, esporte e desenvolvimento social para a comunidade. “A Usiminas é um dos mais importantes patrocinadores da cultura mineira. Hoje, o Instituto Usiminas, por meio das leis de incentivo, apoia projetos notáveis, além de investir em espaços culturais de alta qualidade e bem localizados, em Ipatinga. Desta forma, o Instituto Usiminas assumiu papel de revigorar o desenvolvimento do turismo, social e econômico para Minas e, em especial, para o Vale do Aço”.

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, as ações de impacto positivos nas comunidades de atuação reforçam a relevância do Instituto como uma ferramenta de responsabilidade social nos lugares onde a Usiminas está presente. “Nossas ações promovem uma série de benefícios em cadeia para as comunidades onde atuamos. Esperamos expandir cada vez mais a nossa atuação e contribuir para o desenvolvimento social de maneira ampla”, salienta a diretora.  

 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases