Usiminas

Acirpa abre inscrições para oficinas gratuitas em Itatiaiuçu

11/05/2023

Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas oferece mais de dez cursos de artesanato e também de gastronomia; vagas são limitadas  

O Projeto de Manutenção das Atividades da Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) 2023 já está pronto para começar. As inscrições para mais de 80 vagas em oficinas de artesanato e gastronomia regional serão abertas próxima segunda-feira, 15 de maio. Ao todo, são 12 cursos gratuitos disponíveis. A iniciativa conta com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas de Gerais, e apoio do Instituto Usiminas, da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, da Totem e da Associação Escambo Cultural.   

As vagas são gratuitas e limitadas. Os interessados devem se inscrever presencialmente na sede da Acirpa, localizada na Rua Fernão Dias, 530, no Bairro Pio XII. As oficinas são abertas para públicos de todas as idades e níveis de habilidade.   

As atividades serão ministradas por instrutores especializados em Bonecos de Pano, Corte e Costura, Gastronomia Regional, Macramê, Tear Mineiro e Trabalhos em Feltro, entre outros; e serão realizadas em três locais: na sede da Acirpa e nas comunidades de Curtume e de Ponta da Serra. Todos os participantes receberão certificado de conclusão.   

Desde 2012, a Mineração Usiminas patrocina a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), que busca promover a cultura local e incentivar a aprendizagem, oferecendo aos participantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da descoberta de novas habilidades e do aprimoramento de técnicas de artesanato e gastronomia. Também visa fortalecer as atividades criativas, promover a troca de experiências e estimular a autonomia e o empreendedorismo.  

Essa iniciativa está em conformidade a Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa, materializada por meio do pilar “Desenvolvimento local e relacionamento com as comunidades”. 

 


Categorias: Notícias