Usiminas

Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas inicia calendário em 2018

31/01/2018

 

Programação vasta e totalmente gratuita oferece atividades para escolas e famílias do Vale do Aço

Aproximar e promover encontros entre escolas e comunidade, visando despertar a criatividade, trabalhar conceitos e facilitar a relação das pessoas com o universo das artes. Este é o objetivo da área de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas que, a partir de 1º de fevereiro, abre inscrições para suas atividades no primeiro semestre de 2018. Serão ofertados cursos, espetáculos, visitas encenadas, oficinas, contações de histórias e diversas outras atividades gratuitas para todos os públicos. As atividades acontecem no Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin e espaços alternativos. Toda esta programação é realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, Sada, Massas Vilma, e apoio da Líder Indústria Mecânica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com um público crescente a cada ano, o Instituto Cultural Usiminas comemora os resultados da Ação Educativa em 2017. Mais de 28 mil pessoas participaram das atividades oferecidas, número que demonstra a credibilidade com o programa e a adesão dos participantes. A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, espera que a comunidade participe novamente da programação. “Mais uma vez estamos oferecendo várias atividades que são verdadeiras pontes de acesso à arte e à cultura para famílias, estudantes, professores, crianças e leitores; tudo isso de forma gratuita e acessível”, destaca.

A partir do dia 1º de fevereiro é possível fazer os agendamentos para participação em duas atividades: o “Conhecendo a Usiminas” e o “Aventura no Viveiro”. O “Conhecendo a Usiminas” será realizado nos dias 20 e 21 deste mês, na Usina de Ipatinga, e o “Aventura no Viveiro” será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Viveiro de Mudas da Usiminas.

A atividade “Conhecendo a Usiminas” tem o objetivo de apresentar, de maneira lúdica, o processo de produção do aço na Usiminas. Em uma visita interativa à Usina de Ipatinga (MG), a atriz Raquel Vieira vai contar sobre a verdadeira jornada do carvão e do minério (heróis desta história) para se transformarem em bobinas de aço, perpassando por seus segredos e curiosidades. Os alunos vão participar após a visita de uma oficina de pintura usando o agregado siderúrgico, material gerado em varias etapas da produção do aço. Quem ministrará a oficina será a artista Rosane Dias.

Já o “Aventura no Viveiro” foi desenvolvido para que os participantes possam usufruir de um momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas. O espaço foi criado em 1980 para ser um local de preservação e educação ambiental, acessível à comunidade. Por meio de uma contação de histórias, a atriz Raquel Vieira vai abordar temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas como a cidade de Ipatinga.

As escolas interessadas também já podem fazer seus agendamentos para visitação à exposição “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga”, em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas. A exposição, sob o olhar do estilista mineiro Ronaldo Fraga, visa promover a vida e obra de Candido Portinari e sua relevância histórica e cultural, ressaltando a importância do trabalho de restauro para a preservação do patrimônio cultural.

A programação completa da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas prevista para o primeiro semestre de 2018 pode ser acessada pelo site www.institutousiminas.com e os interessados em participar devem fazer seus agendamentos pelo telefone 31.3824.3731 (terça a sexta, das 9h às 17h).

Serviço:

20 e 21/2

Conhecendo a Usiminas

Local: Usiminas – Usina de Ipatinga

Duração: 3h

Horário: 8h e 14h

Classificação: acima de 10 anos

Agendamento escolar na Ação Educativa, a partir do dia 1º de fevereiro pelo telefone: 31.3824.3731

27 e 28/2

Aventura no Viveiro

Local Viveiro de Mudas da Usiminas (entrada da Usipa)

Duração: 3h

Horário: 8h e 14h

Classificação: acima de 6 anos

Agendamento escolar na Ação Educativa, a partir do dia 1º de fevereiro pelo telefone: 31.3824.3731

9/1 a 11/2

Exposição Candido Portinari

Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga

Terça a sábado, das 10h às 21h

Galeria Hideo Kobayashi –  Centro Cultural Usiminas

Entrada Franca


Categorias: Notícias, Releases