Usiminas

Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas apresenta atividades para o mês de junho

30/05/2018

Atrações gratuitas para famílias e escolas fazem parte da programação

 

Várias atividades oferecidas pela Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas estão com agendamentos abertos. As escolas interessadas podem se inscrever para participar do espetáculo infantil “Pluft, o Fantasminha” e o programa “Visitas Teatralizadas”, que também possuem horário especial para as famílias. Para os educadores, tem a oficina “A Arte na Educação”, com a Designer Fernanda La Noce, e para os interessados em geral o “Curso de Artes Visuais”, também ministrado pela designer. Toda a programação é realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, Sada, Massas Vilma, e apoio da Líder Indústria Mecânica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para quem ainda não conhece como são os bastidores do Teatro do Centro Cultural Usiminas, o programa “Visitas Teatralizadas” é uma grande oportunidade! A atividade será realizada no dia 13/6, quarta-feira, em horários para escolas e, especialmente às 19h, o evento é aberto para o público em geral e toda família pode participar. Durante a Visita, os participantes fazem um passeio pelas dependências do Centro Cultural Usiminas e conhecem a história do teatro, apresentada de forma dinâmica e interativa por dois atores que, juntamente com o público presente, apresentam e exploram a estrutura do Teatro do Centro Cultural Usiminas a partir de um texto lúdico, que compara o teatro a um navio. O pirata Montenegro (Diego Martins) e sua assistente no convés (Luzia de Resende) conduzem os visitantes a uma viagem cercada de curiosidades.

No dia 12/06, terça-feira, será realizado o “Curso de Artes Visuais”, ministrado pela designer Fernanda La Noce. A atividade tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do olhar por meio de técnicas e materiais diversos, passando por áreas e linguagens como desenho, pintura, colagem, gravura e fotomontagem, ilustrações e suas possibilidades.

Já nos dias 19 e 20/06 será realizada no Centro Cultural Usiminas a oficina “A Arte na Educação”, das 18h às 22h. A atividade traz propostas contemporâneas do processo de ensino e aprendizado em artes, estimulando a autonomia criativa do educador. Professores, educadores, licenciados, artistas e estudantes podem participar da oficina.

Fechando o mês em grande estilo, a Série Espetáculos Didáticos apresenta nos dias 27 e 28/06 o espetáculo infantil “Pluft, o Fantasminha”, que conta a história de Pluft, um fantasminha que mora em um sótão com sua excêntrica Mãe Fantasma e seu dorminhoco Tio Gerúndio. Ele não sabe se gente existe, porque nunca viu de perto, e tem um medo danado de encontrar alguém! A apresentação possui sessões para as escolas e o horário das 19h, no dia 27/06, quarta-feira, para as famílias e público geral. Os interessados já podem retirar ingressos gratuitamente na bilheteria do Centro Cultural Usiminas.

A Diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a qualidade das atrações oferecidas. “O mês de junho fecha o semestre de atividades oferecidas pela Ação Educativa. Estamos muito felizes com os resultados alcançados até aqui e com a qualidade de tudo que foi apresentado”, comemora. 

Para agendamentos e informações, o público deve entrar em contato com a Ação Educativa pelo telefone 31 3824 3731.

Serviço:

12/6

Curso de Artes Visuais

Local: Centro Cultural Usiminas

Horário: 9h às 11h ou 15h às 17h

Duração: 2h

Classificação: adolescentes e adultos

Valor da inscrição: R$ 70,00 por aula avulsa, incluindo todo o material necessário.

Inscrições presenciais na Ação Educativa.

13/6

Visitas Teatralizadas

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Horário: 19h

Duração: 40 min

Classificação: acima de 4 anos

19 e 20/6

A Arte na Educação

Local: Centro Cultural Usiminas

Horário: 18h às 22h

Duração: 8h

Público-alvo: Professores, educadores, licenciados, artistas, estudantes e afins.

28/6

Pluft, o Fantasminha

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Horário: 19h

Duração: 50 min

Classificação: acima de 4 anos

Agendamento na Ação Educativa, a partir de 24 de maio. A sessão das 19h é aberta ao público em geral, com retirada de ingressos na bilheteria.

 


Categorias: Notícias, Releases