Usiminas

“A Máquina do Tempo” leva mensagem sobre importância da preservação ambiental a Igarapé e Mateus Leme

22/06/2023

O projeto “A Máquina do Tempo” estacionou seu carroção cênico em Igarapé e Mateus Leme nos últimos dias com uma programação cultural gratuita para escolas e comunidades. Workshops de maquiagem, danças urbanas e jogos cênicos; contação de histórias e apresentações de espetáculo infanto-juvenil integraram as atrações. Realizada pelo Grupo Teatro Boca de Cena, a iniciativa conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

Com foco na conscientização sobre a preservação do meio ambiente, o projeto apresentou a peça “A Máquina do Tempo” na Praça Miguel Henriques da Silva, em Igarapé, e na Praça Benedito Valadares, em Mateus Leme. Em cena, três cientistas inventam uma máquina do tempo para voltar ao passado e impedir que um incêndio devaste uma reserva florestal.

“Fiquei emocionado pela mensagem de preservação à natureza que a peça traz, enfatizando os prejuízos das queimadas e do uso excessivo de copos descartáveis. Agradeço a Mineração Usiminas por apoiar uma iniciativa tão importante e fico orgulho por fazer parte da empresa”, disse Wesley Dealan, colaborador da companhia que acompanhou o evento em Mateus Leme. Também na cidade, Wellington Thiago assistiu ao teatro ao lado da família, acompanhado da esposa e dos filhos. Ele classificou a ação: “Espetáculo nota mil”.  

Suzana Aparecida Santos Marinho, coordenadora pedagógica de Igarapé, comentou a passagem do projeto pelo munícipio. “Parabéns a todos os envolvidos. Eu amei. Muito obrigada”, afirmou.  

Para Fernanda Morais, da equipe de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, é satisfatório dialogar com a comunidade por meio de ações estruturantes que buscam valorizar a cultura e construir debates conscientes sobre o meio ambiente. “Esse é um dos muitos caminhos pelos quais a Mineração Usiminas direciona sua atuação social. É parte do nosso compromisso apoiar iniciativas que visam priorizar as localidades onde estamos presentes, trabalhando meios para impulsionar o crescimento sustentável das comunidades através do conhecimento. E é de uma alegria imensa ver esses valores intrínsecos em manifestações artísticas”, comenta.

Recentemente, o projeto patrocinado pela Mineração Usiminas já passou também por Itatiaiuçu e Itaúna.


Categorias: Notícias, Sala de Imprensa