Usiminas

A exposição “Bracher Pintura e Permanência” circula por BH, SP, RJ, DF e Ipatinga

28/11/2014

quadros-bracher

Foi aberta à visitação no Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB, em Belo Horizonte, a exposição “Bracher Pintura e Permanência” que apresenta o trabalho do pintor Carlos Bracher, reconhecido internacionalmente como um dos mestres da pintura brasileira.
Pela primeira vez o artista terá uma exposição interativa, com espaço multimídia e cenografia nas galerias do CCBB. São ao todo 86 obras, representando todas as fases da carreira do artista, incluindo telas a óleo, desenhos, aquarelas, além de livros, catálogos, fotos, objetos pessoais e textos de sua autoria. Painéis e instalações estão montados nessa exposição, a exemplo da reprodução do famoso ateliê do artista, que fica em Ouro Preto.
A exposição celebra os 74 anos de vida do artista e seus quase sessenta anos de pintura. O Instituto Cultural Usiminas, com mais de 1800 projetos culturais apoiados, coordena mais essa exposição.
A exposição “Bracher Pintura e Permanência” ficará aberta ao público até o dia 12 de janeiro de 2015, em Belo Horizonte. Ela também estará em Ipatinga durante três meses a partir de julho de 2015. Antes disso, ela passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Certamente a visita à exposição de Bracher é um programa revelador e surpreendente pelo contato que o público poderá ter com obras que mostram o olhar singular deste grande mestre das artes visuais brasileiras.

Um pouco mais sobre o artista
Bracher é um dos raros pintores na atualidade a dominar a complexa arte de pintar retratos. Muitas personalidades de evidente importância já estiveram face a face com o pintor para criação de seus retratos, a exemplo de Vinicius de Moraes, Jorge Amado, Chico Buarque de Holanda e Bibi Ferreira. A exposição “Bracher Pintura e Permanência” oferecerá ao público a oportunidade de criação, ao vivo, de retratos em performances abertas a todos, com programação ainda a ser definida.
Carlos Bracher é o artista brasileiro que mais expôs no exterior, realizando exposições individuais em importantes cidades do mundo entre elas Paris, Roma, Milão, Londres e Madri, sempre em grandes espaços. Ao longo de todos esses anos dedicados à arte, Bracher produziu uma sólida obra que se constitui como um dos mais importantes acervos de pintura a óleo do país.

Calendário da exposição
Belo Horizonte – 11/11/2014 a 12/01/2015
São Paulo – 27/01/2015 a 02/03/2015
Rio de Janeiro – 31/03/2015 a 18/05/2015
Distrito Federal – 26/05/2015 a 29/06/2015
Ipatinga – Julho de 2015


Categorias: Notícias