A 9ª edição do Salão do Livro Vale do Aço chega a Ipatinga no período de 13 a 17 de maio de 2015, com o tema “Literatura e Cordel”, homenageando o mestre do cordel José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges.
O evento terá como sede o Centro Cultural Usiminas, onde será montada a Feira de Livros e realizadas as atividades culturais. Será oferecida ao público uma diversificada grade de programação cultural, com exposição das obras de J. Borges, oficinas de xilogravura e cordel, oficinas recreativas, espetáculos para visitação escolar e para público em geral, cineminha literário, mesa redonda sobre inclusão nas salas de aulas, lançamentos de livros e bate-papos com os escritores.
Este ano o projeto traz como tema central “Cordel e Literatura”, que é um tipo de poema popular, oral e impresso em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.
No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, em especial nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará. Geralmente é vendida em mercados e feiras pelos próprios autores, mas hoje também está presente em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
“Nosso objetivo é divulgar a riqueza que existe nos versos do cordel e estimular a prática desta manifestação cultural na região”, disse Cibele Teixeira, realizadora do Salão do Livro.
A Usiminas é patrocinadora do projeto desde a sua primeira edição em 2006, por acreditar no papel transformador da leitura. De acordo com a Gerente Geral de Desenvolvimento Social, Mariana Martins, proporcionar ambientes que estimulem a interface entre cultura e educação de forma descentralizada e acessível, é a diretriz social da empresa. “Essa é uma oportunidade de em um mesmo evento, incentivar a leitura, a pesquisa, o acesso a livros, o aprendizado através de oficinas e palestras, além de atrações culturais gratuitas”, explica Mariana Martins.
Este é um projeto idealizado pela produtora cultural Paralelo3, realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas e apoio institucional da Câmara Mineira do Livro e Instituto Cultural Usiminas
J. Borges
José Francisco Borges é um dos mestres do cordel, um dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Ele nasceu em 20 de dezembro de 1935 em Bezerros, Pernambuco. Filho de agricultores, começou a trabalhar aos dez anos de idade na roça, e negociava nas feiras da região, vendendo colheres de pau que ele mesmo fabricava. Autodidata, o gosto pela poesia fez encontrar nos folhetos de cordel um substituto para os livros escolares. O artista estará em Ipatinga ministrando oficinas e expondo suas obras.
Serviço:
9º Salão do Livro Vale do Aço
13/5 a 17/5/15
Quarta a sábado, das 9h às 22h e domingo das 9h às 18h
Centro Cultural Usiminas
www.saladolivrovaledoaco.com.br
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun