Usiminas

10º Salão do Livro Vale do Aço reúne público de cerca de 30 mil visitantes

13/06/2017

Com patrocínio da Usiminas, edição comemorativa do evento trouxe espetáculos teatrais, literatura, cultura, educação e arte em homenagem ao escritor e artista plástico Marcelo Xavier

 

Cerca de 30 mil visitantes passaram pelo Centro Cultural Usiminas, de 6 a 10 deste mês, para o 10º Salão do Livro Vale do Aço. A edição comemorativa do evento trouxe cerca de 100 atrações culturais gratuitas, inspiradas nas obras do escritor e artista plástico homenageado, Marcelo Xavier.  Com o tema “O amor”, o maior evento literário do Leste mineiro trouxe também programação para educadores em debates acerca da diversidade e da inclusão social por meio da literatura.

Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Usiminas, o evento tem o objetivo de incentivar o hábito de leitura e contribuir com o acesso de crianças, jovens e adultos ao mundo da literatura. Mantendo a sua itinerância, o Salão do Livro também realizou ações nas cidades de Coronel Fabriciano e Inhapim, beneficiando mais de 200 participantes.

Durante o evento foram sorteados 3 mil vales-livros a todos os participantes das atividades culturais. Educadores da rede estadual de ensino receberam 2.628 tickets, por meio da Secretaria Estadual de Educação. Este ano, quase 6 mil vales foram distribuídos à população, que representa aproximadamente R$90 mil em incentivo à leitura.

Na avaliação da coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, a décima edição do evento mostrou a sua força na região. “Fizemos uma festa literária lindíssima, de fortes emoções e homenagens, repleto de amor. Fechamos 10 anos cumprindo nosso objetivo de formar novos leitores, ampliar horizontes e contribuir para aumentar significativamente o número de leitores do Vale do Aço. Agora, começamos a preparar a edição de 2018”, declarou Cibele

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a realização da décima edição do Salão do Livro reforça a parceria entre Usiminas, Instituto e a Paralelo 3 no trabalho de incentivo à leitura no Vale do Aço. “Estamos de mãos dadas com o Salão do Livro por acreditarmos no poder de um livro, da arte em suas diversas manifestações. Temos orgulho e alegria de estarmos juntos neste projeto tão importante para a região, desde a sua primeira edição”, afirmou Penélope Portugal.

Salão do Livro

Em mais de uma década de trajetória literária e cultural, o evento reuniu mais de 300 mil

visitantes. O projeto surgiu de uma parceria entre Usiminas e a produtora cultural Paralelo 3 Projetos Especiais com o apoio institucional da Câmara Mineira do Livro, para promover a interiorização da iniciativa, bem como democratização da literatura e da cultura.  Contou com o patrocínio da Usiminas para realização da programação cultural e da Feira do Livro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O evento contou com os apoiadores locais: Secretaria de Governança Educacional (Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano), Shopping Vale do Aço, a FIEMG, o SESC/MG e o Instituto Cultural Usiminas.


Categorias: Notícias