Companhia receberá cadastros no período de 29 de setembro a 11 de outubro
A Usiminas está com cadastramento aberto para recebimento de iniciativas aprovadas nas leis de incentivo à cultura, esporte, social e saúde federais e do estado de Minas Gerais* a serem executadas ao longo do próximo ano, nas localidades onde a empresa atua. Os interessados devem acessar o site bancodeprojetos.usiminas.com e fazer o cadastro até 11 de outubro.
A Usiminas pretende avaliar iniciativas que tenham como foco a formação e o diálogo com a educação por meio da cultura, do esporte e/ou ações sociais, além de projetos que buscam fortalecer as políticas de saúde no campo da oncologia, da pessoa com deficiência e do idoso.
Serão priorizadas as propostas desenvolvidas nas regiões do Vale do Aço (MG), especialmente em Ipatinga;Serra Azul (MG), preferencialmente em Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé;Baixada Santista (SP), com foco em Cubatão; além das cidades deTaubaté (SP);Guarulhos (SP);Santa Luzia (MG);Betim (MG);Cabo de Santo Agostinho (PE) e Porto Alegre (RS).
Já são mais de 2.500 projetos apoiados pela Usiminas nos últimos 30 anos. “Queremos contribuir para o fortalecimento das comunidades das quais fazemos parte, sendo um agente efetivo de desenvolvimento. E colaborar com as políticas públicas, por meio do investimento via leis de incentivo, reforça nosso histórico de atuação social em prol das pessoas e dos territórios”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
Serviço:
Período de inscrição: 29 de setembro a 11 de outubro
*Serão selecionados projetos aprovados nos seguintes mecanismos de incentivo fiscal:
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Lei Federal de Incentivo ao Esporte
Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais (Minas Esportiva)
FIA – Fundo para Infância e Adolescência
Fundo do Idoso
PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica
PRONAS/PCD – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência
Inscrições gratuitas para o encontro de formação no Centro de Memória Usiminas estão abertas
Voltado para professores e educadores com o tema: “Obras do acervo Usiminas: um passeio na história da arte brasileira – arte contemporânea”, o curso de formação já está com inscrições abertas. Ministrada pelo professor e curador do Centro de Memória Usiminas, Rodrigo Vivas, o encontro será neste sábado (30/09), às 10h, no Centro de Memória Usiminas.
A formação gratuita é realizada pelo Instituto Usiminas, como contrapartida social do Projeto Implantação do Centro de Memória Usiminas, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).
Rodrigo Vivas é doutor em História da Arte, Professor do Programa de Pós-Graduação e Graduação da UFMG, Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes e Professor Associado da graduação da mesma instituição.
Neste encontro serão debatidos conceitos importantes da arte contemporânea e sobre como esse pensamento se reflete nas obras expostas no acervo permanente do Centro de Memória. Todos os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp da Ação Educativa (31) 98437-3330. A palestra contará com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A palestra reforça o compromisso da Usiminas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), levando para o público educação de qualidade, valorização do patrimônio cultural e sustentabilidade.
SERVIÇO
Ação Educativa | Palestra
“Obras do acervo Usiminas: um passeio na história da arte brasileira – arte contemporânea”
Rodrigo Vivas (MG)
30/09 (sábado), 10h
Local: Centro de Memória Usiminas (Rua Antares, 681 – Castelo)
Inscrições gratuitas: (31) 98437-3330
Prova conta com o patrocínio exclusivo da Usiminas e deve reunir quase três mil participantes
Serão abertas nesta sexta-feira (22/9) as inscrições para a Corrida do Aço de Cubatão. A prova, sucesso em 2022, é patrocinada exclusivamente pela Usiminas e acontece no dia 8 de outubro, com percursos de 5km e 10km e largada no Parque Anilinas. Os participantes devem fazer o cadastro a partir do meio-dia de sexta, no site www.corridausiminas.com.br e confirmar a inscrição mediante a entrega de dois quilos de alimentos não-perecíveis ou dois litros de leite em 6 de outubro, data da retirada dos kits (mais informações abaixo).
Cada participante receberá uma camisa, número de identificação e chip para registro da cronometragem eletrônica e, ao final da prova, todos ganharão medalhas. Neste ano, além dos cinco primeiros lugares nas categorias feminina e masculina, também haverá premiação para corredores PCDs (pessoas com deficiência).
Quase três mil pessoas devem percorrer as ruas da área central de Cubatão na Corrida do Aço, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva por meio da caminhada e da corrida de rua. A iniciativa busca ainda contribuir para melhorar a qualidade de vida, saúde e bem-estar além de reforçar a importância da inclusão de pessoas com deficiência no esporte.
O projeto é realizado pela Associação de Cultura e Esporte e Lazer Pace 3, em parceria com o Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS). A Corrida do Aço conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Cubatão.
Local: Parque Anilinas – Avenida Nove de Abril, S/N°, Centro, Cubatão – SP
Concentração: 8h
Largada: 8h30
Confirmação da inscrição e retirada do kit
6 de outubro – sexta-feira
das 11h às 14h e das 16h às 19h
Parque Anilinas – Avenida Nove de Abril, S/N°, Centro, Cubatão – SP
Para confirmar a inscrição, é solicitada a doação, no dia da retirada do kit, de dois quilos de alimentos não perecíveis ou dois litros de leite. O participante deve apresentar documento de identificação com foto e não haverá entrega de kits no domingo, dia da prova. As inscrições não confirmadas no dia 6 serão canceladas e haverá a convocação dos inscritos na fila de espera.
Atividades realizadas pela Ação Educativa integram o evento que, nesta edição, reforça a importância dos museus na inclusão e diversidade. Confira a programação
Entre os dias 18 e 24 de setembro, o Instituto Usiminas estará na programação da Primavera dos Museus de 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atividades gratuitas realizadas pela Ação Educativa no Centro Cultural Usiminas e Centro de Memória Usiminas, ambos mantidos pela Usiminas em Ipatinga, se unem a várias outras Brasil em uma ampla programação cultural pautada na preservação do patrimônio e da memória e no potencial formativo de museus e centros culturais.
A programação em Ipatinga contempla as visitas educativas ao Centro de Memória Usiminas, espaço de valorização da memória da cidade e da arte brasileiras, símbolo da valorização e preservação do patrimônio. Famílias e escolas podem agendar visitas gratuitamente. O público também poderá participar das Tardes de Criação que, nesta edição, traz uma Oficina de Escrita que convida os oficineiros a brincar com as palavras por meio de jogos e ativações lúdicas. Há também uma visita especial ao Viveiro de Mudas da Usiminas, importante espaço de preservação ambiental, no mês em que se celebra o Dia da Árvore.
“Nos alegra muito estar novamente na grade de programação da Primavera dos Museus, um período importante e que lança luz sobre a relevância dos equipamentos culturais brasileiros como espaços democráticos e de formação. No ano em que completamos 30 anos de existência do Instituto Usiminas, reafirmamos o nosso compromisso de coparticipação nas comunidades por meio da preservação e salvaguarda do patrimônio”, destaca Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
O Instituto Usiminas também é responsável pela administração de quatro equipamentos históricos e culturais em Ipatinga – Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin, Centro de Memória Usiminas e Estação Pedra Mole, sendo esses três últimos tombados como patrimônio da cidade. Esses espaços reforçam a atuação social da Usiminas em prol da memória e estímulo a novas linguagens e artistas.
Confira a programação completa:
18/09/2023 a 24/09/2023 – 10h às 18h
EXPOSIÇÃO – Centro de Memória Usiminas – O acervo do Centro de Memória Usiminas é apresentado pela Ação Educativa do Instituto Usiminas em uma visita que conta a história de Ipatinga e da arte moderna brasileira.
Local: Centro de Memória Usiminas.
19/09/2023 – 14h às 16h
OFICINA – Tardes de Criação: Oficina de Escrita – Uma oficina para experimentar novos usos da palavra: brincadeiras, jogos, sorteios, dados e outras técnicas nos convidam a praticar a escrita criativa.
21/09/2023 – 08h e 14h
VISITAÇÃO – AVENTURA NO VIVEIRO – Da semente aos frutos, os visitantes terão a oportunidade de contemplar a engenhosidade de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo no Viveiro de Mudas da Usiminas.
Local: Viveiro de Mudas da Usiminas.
Aventura no viveiro
Centro de Memórias
Apresentações integram a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas para
escolas. Saiba como participar!
Escolas do Vale do Aço poderão apreciar e conhecer a história de dois artistas renomados em apresentações lúdicas e poéticas. A vida e a obra de Van Gogh e Portinari ganham o palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas em mais uma temporada da Série Espetáculos Didáticos, realizada pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Serão quatro sessões nos próximos dias 27 e 28 de setembro. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas.
Na quarta-feira (27/9), a Cia Druw de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo Girassóis e mergulha na alma de Van Gogh, em suas histórias, obras e paixão pela natureza. Na peça, as criações do pintor ganham um cenário leve e refletem sua força, “como as pinceladas pulsantes de emoção que marcaram sua produção e forma sensível de ver o mundo”. Serão duas sessões: às 9h30 e às 14h30.
Já na quinta-feira (28/9), também às 9h30 e 14h30, é a vez de conhecer as obras do artista brasileiro Cândido Portinari. O espetáculo traça um caminho afetivo por importantes obras de sua trajetória, como “Guerra e Paz”, “Os retirantes”, “Os espantalhos”, “Meninos no Balanço”, “Meninos Soltando Pipas” e “Palhacinhos na Gangorra”, numa oportunidade imperdível para conhecer o trabalho de um dos artistas mais importantes para a arte brasileira.
“Chegamos à última temporada de Espetáculos Didáticos trazendo a história de dois artistas essenciais para a história da arte. Para grande parte dos estudantes é a primeira vez indo a um teatro, e o impacto que isso tem para a formação deles é impressionante e reforça o que é nossa missão há 20 anos: promover o diálogo, valorizar a diversidade cultural e disponibilizar meios para uma educação de qualidade para todos. Estamos certos de que será uma experiência incrível”, afirma João Paulo Andrade, coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas.
27/9 Ação Educativa Espetáculos Didáticos com Cia Druw (SP) – Girassóis Realização: Instituto Usiminas (MG)
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Horário: 9h30 e 14h30
28/9 Ação Educativa Espetáculos Didáticos com Cia Druw (SP) – Por Ti Nari Realização: Instituto Usiminas (MG)
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Horário: 9h30 e 14h30
O professor e curador Eduardo de Jesus vai comandar o grupo de estudos em arte contemporânea
Programa de autoria do AVVA Coletivo é direcionado a artistas da região e vai selecionar 5 participantes para compor grupo de estudos
Com o objetivo de fomentar o estudo, ampliar as discussões e
difundir o conhecimento sobre artes visuais, estão abertas as
inscrições para o programa de mentoria do projeto “Ciclo de oficinas
e exposição do AVVA Coletivo”. Todo programa será ministrado pelo
professor e curador, doutor em Artes pela Escola de Comunicação e
Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Eduardo de Jesus.
O projeto, realizado pelo AVVA Coletivo de Arte, integra o
planejamento de atividades anual para 2023 e conta com o patrocínio
da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas
Gerais.
O edital com a regras de participação e o formulário de inscrição
encontram-se disponíveis no Google Forms, através do link
e é direcionado a artistas (de
qualquer área) e estudantes de arte (e disciplinas afins). “Esperamos
receber portifólios de estudantes de artes visuais, fotografia,
arquitetura, filosofia ou outros campos ligados diretamente ao
universo da arte. Ao todo, serão selecionados cinco candidatos ou
candidatas que vão compor o grupo de estudos junto aos membros
do AVVA”, esclarece Rodrigo Zeferino, artista visual que integra o
coletivo.
Ainda de acordo com Zeferino, os interessados devem residir na
Região Metropolitana Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano,
Timóteo ou Santana do Paraíso), há no mínimo um ano. As inscrições
começam nesta quinta-feira (10/08) e vão até às 23h59 do dia 25 de
agosto. A mentoria será desenvolvida na primeira semana de
setembro, dos dia 1º ao dia 5, nos dias úteis das 18h às 22h e no fim
de semana das 9h às 13h.
Além de portifólio devem ser apresentados cópia de documento de
identificação, comprovante de residência, número de telefone e carta
de intenção, através da qual o concorrente deve especificar como sua
participação vai impactar em sua atuação artística. Dúvidas podem
ser enviadas para o endereço de e-mail avvacoletivo@gmail.com.
AVVA
O AVVA Coletivo de Arte é composto pelos artistas do Vale do Aço
Fernanda La Noce, Luciano Botelho, Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino,
Rosane Dias e Wenderson Godoi, que decidiram romper a bolha de
isolamento que em geral aprisiona o artista visual em sua produção
solitária. Reúne uma multiplicidade de linguagens que envolve
pintura, ilustração, fotografia, videoarte, performance e todo
entrelaçamento que pode se dar entre essas e outras formas de
materialização da arte.
As obras produzidas por eles até o momento podem ser visualizadas
em seu perfil no Instagram (@avva_coletivo), onde também
encontra-se o link para a exposição intitulada “Blasfematório”, que
pode ser apreciada pelo Art Steps, um site de realidade virtual
dedicado à exibição remota de trabalhos de arte. Ao acessar o link
que está na bio do perfil do coletivo, é possível adentrar e caminhar
por uma cibergaleria de arte onde estão expostas duas séries de
fotografias, uma fotoinstalação e uma obra de videoarte.
SERVIÇO:
Início das inscrições: 11 de agosto de 2023. Encerramento das inscrições: 25 de agosto de 2023. Resultado: 28 de agosto de 2023. Período de realização do programa de mentoria: 1º a 5 de
setembro de 2023. Horário das aulas: nos dias úteis das 18h às 22h e no fim de
semana das 9h às 13h.
Com patrocínio da Mineração Usiminas, 85 crianças e adolescentes de escolas públicas da região foram beneficiados com aprendizados para além do esporte
“Caiu como uma ‘luva’ na nossa família”, relata Ailton Santos, pai do pequeno João Pedro Santos, de 8 anos, um dos 85 beneficiados pelas aulas de judô do projeto Mineração Usiminas pelo Esporte nesse último ano. Segundo relatos, o menino conquistou aprendizados para além da arte da luta: “ele aprendeu a canalizar a energia e as emoções, conseguindo aperfeiçoar as técnicas de concentração, foco, disciplina e organização”.
Na cerimônia de encerramento do projeto, pais e alunos foram contemplados com um festival interno e demonstração dos atletas em formação. Davi Hendrik também participou da iniciativa e, segundo a mãe Pollyane Santana, os benefícios do esporte impactaram até mesmo o desenvolvimento escolar. “O projeto foi muito bom para ele. A professora dele tem nos atualizado com ganhos positivos no comportamento, na disciplina e na aprendizagem. Estou muito feliz, e ele também. Ele amou fazer parte dessa iniciativa”, comenta.
Com realização da Associação Argos, o Mineração Usiminas pelo Esporte, que contou com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio das Secretarias de Educação, Cultura e Esporte de Igarapé, promoveu aulas gratuitas de judô a jovens entre 6 e 18 anos, na Escola Municipal Professora Perbuíra Rodrigues da Silva Couto.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da Mineração Usiminas em impulsionar ações sociais capazes de fazer a diferença na vida das pessoas em vários aspectos. É uma alegria imensa ver que, por meio do esporte, crianças e jovens tiveram melhorias significativas na educação e no desenvolvimento pessoal. É uma honra fazer parte disso”, destaca Fernanda Morais, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas.
Com patrocínio da Mineração Usiminas, crianças e jovens do município tiveram aulas de música nos últimos meses
Neste domingo (27/8), às 20h45, os alunos da Orquestra Jovem das Gerais farão sua primeira apresentação ao público em Itatiaiuçu, na Igreja Matriz de São Sebastião. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, cerca de 40 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, da Escola Estadual Manoel Dias Correa receberam aulas de música nos últimos meses e fazem parte da formação.
Semanalmente, no contraturno escolar, os jovens se reúnem para as aulas de musicalização, teoria musical, ritmo, figuras musicais, coordenação motora e introdução à flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. A Orquestra Jovem das Gerais busca promover o desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura e educação.
“Ficamos muito feliz em fazer parte da história do município, democratizando o acesso à música clássica para estudantes de escolas públicas de Itatiaiuçu. Crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de conhecer e aprender sobre instrumentos que compõem uma orquestra, além, é claro, de vivenciar a música clássica. É gratificante poder levar isso à comunidade”, declara o coordenador da ação, Renato Almeida.
O patrocínio à iniciativa reforça a atuação social da Mineração Usiminas em prol do desenvolvimento das comunidades das quais faz parte. “A música tem poder, e é muito lindo ver jovens empenhados em reverberar a cultura e a beleza da musicalidade. Iniciativas como essa são capazes de impactar vidas, promover o bem-estar e fortalecer o aprendizado e o sentimento de pertencimento. Nos alegramos por fazer parte disso”, destaca Fernanda Morais, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas.
Com patrocínio da Mineração Usiminas, projeto busca, por meio de apresentações artísticas, conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente
Nesta semana, o “Pegadas da Serra” realizou mais uma série de visitas as escolas municipais de Itatiaiuçu com intervenções artísticas voltadas à temática ambiental. Em agosto, foi a vez do espetáculo game “Defensores da Biodiversidade”. Realizado pela Lima Produções Culturais, o projeto conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu.
Na dinâmica, os alunos precisaram vencer os desafios impostos pelo ser humano no trato com o meio ambiente para chegar o mais próximo possível de ser um “Defensor da Biodiversidade”. A cada rodada, um integrante de cada grupo foi convidado a jogar, pontuando a cada acerto e avançando casas no tabuleiro. No fim, a equipe que chegou mais próximo da última casa, ganhou.
“Eu gostei muito, os meninos também. Foi uma experiência excelente. É legal ver que a iniciativa preza por ensinar enquanto diverte. Achei muito importante a forma como o tema foi tratado, com ludicidade para as nossas crianças, além é claro de reforçar o aprendizado com recursos pedagógicos e didáticos”, comenta Luciene das Mercês e Silva Oliveira, professora na Escola Municipal Balbina Antunes Penido.
A iniciativa se estende até outubro, com novas visitas e outras abordagens ambientais, a fim de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a natureza. Ao todo, cada escola receberá quatro peças teatrais. Anteriormente, as instituições de ensino beneficiadas assistiram ao espetáculo “Filhos da Mãe Natureza”.
Esse projeto reforça a atuação social da Mineração Usiminas, materializada pelo programa de monitoramento ambiental da companhia, em prol do desenvolvimento sustentável das comunidades das quais faz parte.
“Temos em nosso escopo o Pegadas da Serra Azul, programa que monitora a fauna e nos permite acompanhar informações biológicas e movimentos de lobos-guará e felinos, garantindo ações para conservar as espécies. E é gratificante apoiar projetos que fazem sinergia com esses compromissos sociais, reverberando educação ambiental de forma leve e contagiante”, comenta a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.
Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas beneficia alunos da rede pública de ensino com aulas de futebol de campo
O projeto Aluno Nota 10 iniciou as aulas de futebol de campo para crianças e
adolescentes da rede pública de ensino de Igarapé. Na última semana, os jovens receberam os kits para a sequência das atividades. Cada aluno ganhou uma camisa, um short e uma cartilha com informações gerais. Cerca de 500 pessoas entre pais e beneficiados participaram da cerimônia. A iniciativa conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Igarapé.
No Aluno Nota 10, crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos recebem imersão teórica e prática em futebol masculino e feminino, por meio de uma formação sobre história, regras e fundamentos da modalidade esportiva. Os jovens são divididos por categoria e as aulas acontecem uma vez por semana, no Campo do Canarinho.
Realizada pela Associação Cidadania em Movimento, a iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento integral dos beneficiados e promover hábitos saudáveis nas comunidades, priorizando a saúde e o bem-estar, e trabalhando para reduzir as desigualdades sociais.
“É muito bom ver nossa atuação social se direcionando em prol de ações que beneficiam as comunidades e impulsionam a prática esportiva. Esporte é sinônimo de saúde e lazer. É gratificante saber que esses jovens aprendem se divertindo, e podem ir além”, afirma Fernanda Morais, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas.