jan | 30 - 2023 |
Ação Educativa lança atividades no Centro Cultural Usiminas e no Teatro Zélia Olguin
Ver Release | Banco de Imagens |
jan | 24 - 2023 |
Instituto Usiminas lança programação semestral de Educação Patrimonial
Ver Release | Banco de Imagens |
jan | 10 - 2023 |
Instituto Usiminas lança agenda 2023 com atrações nacionais e regionais já em cartaz
Ver Release | Banco de Imagens |
jan | 02 - 2023 |
Ação Educativa do Instituto Usiminas traz programação gratuita nas férias de janeiro
Ver Release | Banco de Imagens |
dez | 26 - 2022 |
Projeto Mentes Digitais garante formação em inglês e tecnologia para jovens de Igarapé
Ver Release | Banco de Imagens |
dez | 15 - 2022 |
Guias Culturais de Itatiaiuçu e de Igarapé estão disponíveis on-line
Ver Release | Banco de Imagens |
dez | 12 - 2022 |
Projeto Prancha Ecológica tem início em Guarujá
Ver Release | Banco de Imagens |
dez | 11 - 2022 |
Com apoio da Usiminas Ajudôu amplia atendimento em Ipatinga
Ver Release | Banco de Imagens |
dez | 09 - 2022 |
Museu da Pessoa e Usiminas se unem no projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas”
Ver Release | Banco de Imagens |
dez | 06 - 2022 |
Seminaluz ilumina pontos turísticos de Ipatinga com programação cultural e ação solidária
Ver Release | Banco de Imagens |
bool(false)
bool(false)
bool(false)
bool(false)
bool(false)
bool(false)
bool(false)
bool(false)
bool(false)
bool(false)
O Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin estão de portas abertas para famílias, estudantes, educadores e toda a comunidade curtirem a nova temporada de atrações da Ação Educativa do Instituto Usiminas. A programação do primeiro semestre de 2023 conta com atividades de incentivo à leitura, oficinas livres de arte, espetáculos de artes cênicas, música e dança e visitas mediadas às exposições que pautam temas importantes da contemporaneidade. Além de uma grande de cursos de formação para professores e estudantes pautada na transversalidade de temas e abordagens no campo das humanidades. As atividades começam em fevereiro e são realizadas pelo Instituto Usiminas com o patrocínio da Usiminas, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 212835).
Ao completar 20 anos de atividades, a Ação Educativa promove programas que buscam fomentar as discussões e o pensamento crítico, conforme explica a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal. “No ano em que comemoramos os 20 anos da Ação Educativa, reafirmamos nosso compromisso com a formação qualificada dos nossos públicos, oferecendo uma programação gratuita e acessível a todas as idades”, detalha.
Grupos escolares, instituições e famílias podem agendar a participação nas atividades de fevereiro a partir desta segunda-feira (30/1), pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. As datas de agendamento para os demais meses estão detalhadas no site institutousiminas.com.
As visitas às exposições do Instituto Usiminas são realizadas por uma equipe de mediadores com o objetivo de desenvolver e realizar atividades de aproximação e conhecimento das obras, períodos artísticos, artistas e linguagens da arte, buscando relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes. As visitas à Galeria do Centro Cultural Usiminas e ao Teatro Zélia Olguin são voltadas para escolas, de terça a sábado, nos horários de 9h30, 13h30, 15h e 18h30, mediante agendamento.
Para conhecer os bastidores do Teatro do Centro Cultural Usiminas, a Ação Educativa apresenta o Histórias do Teatro, com os atores Luzia di Rezende e Diego Martins. Os personagens Pirata Montenegro e sua companheira Macunaíma conduzem os visitantes a uma experiência cercada de curiosidades, comparando o teatro a um navio, detalhando os processos que encantam espectadores de todas as idades. A atividade será realizada nos dias 1 de março, 18 de abril, 17 de maio e 14 de junho, com sessões às 9h30 e 14h.
O Tardes de Criação, programa de atividades de ateliê e oficinas práticas, propõe aproximar crianças e adultos do universo das artes. As famílias vão poder se divertir e explorar toda sua criatividade na Oficina de Performance, com Shima (BH), no sábado (4/2), às 14h e 16h; também na Oficina de Gravura, com Milton Lira, no dia 04/03, às 14h. Outras oportunidades são a Oficina de Escrita, com Maré de Matos, nos dias 27/04, às 18h30, e 28/04, às 14h; e na Oficina de Desenho Botânico, com Arthur Corrêa, no dia 20/5, 15h, todas no Centro Cultural Usiminas. O Tardes de Criação vai ao Teatro Zélia Olguin no dia 24/6, às 15h, levando a Oficina de Colagem, convidando os participantes a explorar materiais diversos para recompor imagens.
As escolas também terão experiências incríveis no Tardes de Criação, mediante agendamento das turmas, no dia 03/03, às 14h, na Oficina de Gravura, com Milton Lira, quando os estudantes serão convidados a conhecer os processos de impressão próprios da gravura a partir da técnica da monotipia. Também podem participar da Oficina de Escrita, com Maré de Matos, no dia 28/04, às 14h, um convite para brincar com a palavra.
Quatro atrações de artes cênicas serão realizadas para grupos de escolas, no mês de abril. O Histórias Contadas traz o Café Encantado, com Teatro Público (BH), no dia 01/04, às 16h, na Biblioteca do Centro Cultural Usiminas. Durante o encontro, os personagens trazem à tona histórias, hábitos e canções do passado, em um ambiente de trocas de experiências com os espectadores.
O Histórias Contadas continua no dia 28/4, às 19h, na Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas com o espetáculo Fantasticamente Paulo, do Dama Espaço Cultural (Timóteo). A peça, inspirada no conto drummondiano “A incapacidade de ser verdadeiro”, traz para cena a história de Paulo: uma criança com uma mente fantástica e inventiva e que, por expor suas ideias e fantasias, acaba entrando em confusões.
A Série Espetáculos Didáticos traz para o Teatro do Centro Cultural Usiminas duas apresentações do Grupo Serelepe (BH). O Brinquedorias será no dia 26/04, com sessões às 9h30 e 14h30. Em cena, três personagens começam a explorar brincadeiras tradicionais em uma mistura afetiva de desafios, divertidas competições e parcerias, tão presentes nas diversas infâncias espalhadas pelo mundo. No dia 27/4, às 9h30 e às 14h30, será a intervenção cênico musical Locotoco, que tem como inspiração as canções e brincadeiras tradicionais, advindas de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América Latina.
Com 18 anos de existência, completados em 2023, a Biblioteca Central de Ideias convida todo o Vale do Aço a fazer parte dessa comunidade de leitores. Aberta de terça a sábado, das 12h às 20h, a Biblioteca disponibiliza mais de 9.500 títulos, com atendimento presencial e o serviço Delivery de Livros todas as terças, que entrega e busca os exemplares nas residências dos leitores, gratuitamente. Mais informações: (31) 3224-3849.
Programação Semestral Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin
Ação Educativa Instituto Usiminas
Fevereiro a junho de 2023
Agendamento: pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.
O mês de fevereiro abre uma jornada de atrações no Centro de Memória Usiminas, na Estação Pedra Mole, no Viveiro de Mudas da Usiminas, na Usina de Ipatinga e por toda a cidade. Visando envolver escolas, instituições e comunidade, a programação para o primeiro semestre de 2023 é totalmente gratuita com atividades que tem como premissa a educação de qualidade, a valorização do patrimônio cultural e a sustentabilidade. A programação integra o Projeto de Implantação do Centro de Memória Usiminas, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).
A partir desta segunda-feira (23/1), grupos escolares, instituições e famílias podem agendar a participação nas atividades de fevereiro pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. As datas de agendamento para os demais meses estão detalhadas no site institutousiminas.com.
Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, lembra que a Ação Educativa do Instituto Usiminas completa 20 anos em 2023 e, portanto, a programação celebra as duas décadas de trabalho permanente e continuado. “A Ação Educativa acolhe públicos diversos em diferentes dimensões e experiências de formação, sempre incentivando reflexões para formação de um novo olhar a partir das artes. Neste ano, nossas atrações vêm reforçar esse objetivo, ampliando as possibilidades de interpretação e contemplação”, frisa a diretora.
Como espaço permanente para conversar sobre arte, patrimônio e a história de Ipatinga, o Centro de Memória Usiminas está aberto à visitação de quarta a sábado. O espaço conta com a sala “Memorial Usiminas” e a exposição de longa duração “Coleção de Arte da Usiminas”. A visitação aborda temas como História das Cidades, Arquitetura Moderna, Arte Moderna Brasileira e o Fazer Produtivo Humano.
Há ainda a possibilidade de vivenciar uma experiência noturna no Centro de Memória Usiminas. Em uma visita sensorial, será possível conhecer a paisagem do prédio e o acervo explorando outras perspectivas. A Visita Noturna ao Centro de Memória acontece nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 4 de abril, 19 de maio e 30 de junho.
Na programação também estão ações que abordam cultura, artes, ciência e memória em vivências com artistas educadores. O Rota 60, passeio que percorre pontos turísticos de Ipatinga, terá datas voltadas para famílias neste semestre. A primeira edição de 2023 será no dia 4 de fevereiro, partindo do bairro Bethânia, mas o passeio também será realizado nos dias 11 de março (Novo Cruzeiro), 15 de abril (Esperança), 6 de maio (Limoeiro), 10 junho (Vila Ipanema).
O Histórias do Aço também está de volta para contar como é o processo de produção do aço numa divertida visita pela Usina de Ipatinga, conduzida pela atriz Flora Manga. Ao fim da visita, a artista Rosane Dias conduz a oficina de pintura com tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço. A atividade será nos dias 7 de fevereiro, 17 de março e 27 de junho (para escolas) e no dia 18 de março (para Famílias), com sessões às 8h e às 14h.
O Viveiro de Mudas da Usiminas abre suas portas para visitas de educação ambiental durante o programa Aventura no Viveiro. A visita, regada de ludicidade e muitas histórias, apresenta uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta. Dias 11 de fevereiro e 17 junho (para famílias) e 15 e 16 de junho (para escolas), com sessões às 8h e às 14h.
A novidade da programação deste ano são as Visitas à Estação Pedra Mole: Ouvir o Rio. O passeio no patrimônio tombado da cidade de Ipatinga apresenta os aspectos culturais e naturais do local. Os participantes também serão convidados a participar de uma oficina de criação a partir dos elementos e histórias que descobrimos no caminho. Voltada para famílias, as visitas serão nos dias 4 de março, 1 de abril e 27 de maio, às 9h30.
O Programa de Formação com Professores da Ação Educativa do Instituto Usiminas vai apresentar dois encontros especiais neste semestre. No dia 13 de maio, às 10h, no Centro de Memória Usiminas, o professor Rodrigo Vivas conduz a primeira formação sob o tema “Arquitetura Modernista Brasileira: o caso do Centro de Memória Usiminas”. O tema é apresentado a partir de importantes nomes do movimento, com especial abordagem da produção do arquiteto mineiro Raphael Hardy Filho.
No dia 20 de maio, às 10h, o Centro de Memória Usiminas recebe educadores do Vale do Aço para a formação “Ateliês e escolinhas livres de arte como patrimônio imaterial do Brasil”, conduzida pela curadora, pesquisadora e educadora Valquíria Prates. O encontro propõe elaborar e criar experiências de construção de identidades, explorando os sentidos de coletividade que estimulam princípios de cidadania.
Programação Educação Patrimonial Centro de Memória Usiminas
Fevereiro a junho de 2023
Ação Educativa Instituto Usiminas
Agendamento: pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.
Diversidade, alegria, emoção e bom humor terão presença marcante na programação em cartaz no Instituto Usiminas em 2023. A agenda anual já conta com mais de 20 atrações confirmadas, entre stand ups de humor, espetáculos de música, dança e teatro de artistas de renome nacional e internacional. Alguns eventos culturais, que já fazem parte do calendário regional, sempre muito aguardados pelo público do Vale do Aço, também já têm data prevista.
Os ingressos estão à venda na Bilheteria do Centro Cultural Usiminas, de terça a sábado, de 12h às 20h30, e no site Sympla (sympla.com.br).
Janeiro chega com o bom humor da 13ª Semana da Comédia de Ipatinga, abrindo a programação de 2023. Cinco espetáculos de sucesso do grupo Cia. Corpo de Prova e Santinhas do Pau Oco Produções (MG) vão animar a plateia do Teatro do Centro Cultural Usiminas, sempre às 20h, em dois finais de semana.
“Putz Casei”, será neste sábado (14/1); no domingo (15/1), será a vez de “Santinhas Pocket Show: Melhores Momentos”. Na semana seguinte vão garantir boas risadas as peças “Nunca Fui Santa”, sexta-feira (20/1); “Santinhas A Broadway é aqui”, no sábado (21/1); e domingo (22/1) tem “Santinhas do Pau Oco: Pra quem nunca viu!”, encerrando a Semana da Comédia. Ingressos à venda na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e pelo Sympla.
Para quem não perde um stand up de comédia, já pode garantir os ingressos para se divertir com os humoristas de renome nacional já confirmados. Stevan Gaipo, Anderson Profeta, Paul Cabannes, Diego Besou, Thiago Ventura, Bruna Louise, Índio Behn e Renato Albani vão se apresentar no palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Centro Cultural Usiminas ou pelo Sympla.
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a diversidade da programação que o Instituto Usiminas recebe em seus espaços. “Nossos palcos em 2023 serão movimentados com atrações para públicos variados. Esperamos a comunidade para se divertir com muita arte e cultura”, frisa.
O Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe ainda neste mês a Orquestra de Câmara do Vale do Aço (MG) promovendo o Concerto Clássico Solistas e Amigos da Orquestra, no dia 28/1, às 20h, com entrada gratuita. No dia 27/1, a companhia Núcleo de Dança-Dor (MG) apresenta os espetáculos “Amém! Assim Seja”, às 20h; e “Cidade dos Sonhos”, uma dança-teatro para as infâncias em que atores/bailarinos usam da linguagem de sinais ao invés da fala oral, no dia 29/1, às 17h.
Os amantes de rock’n’roll estão convidados a embarcar no show “U2 uma viagem musical”, no dia 11 de março, às 20h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A banda U2 Go Home vai trazer grandes hits que marcaram época ao longo da carreira da banda irlandesa. No dia 17 de março, às 21h, o Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe Marcos Almeida para o show “Essa Pele Marcada”. O músico apresenta canções da jornada e singles lançados nos últimos dois anos, além do álbum “Lá de Casa”
2023 também será marcado pela volta da Série MPB. O projeto que já trouxe para Ipatinga nomes como Elza Soares, Paralamas do Sucesso, Lenine, Sidney Magal, 14 Bis, Renato Teixeira, Alceu Valença, Almir Sater, Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e Paulinho, patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, terá uma agenda de atrações que será divulgada nos próximos meses.
A criançada vai se divertir com o show “Ronie Fischer Contra o Vilão Camaleão”, no dia 14 de maio, 15h, Teatro do Centro Cultural Usiminas. Experiências científicas, aventuras, humor e muitas brincadeiras vão animar as crianças, como em seus vídeos engraçados e divertidos no Youtube.
O maior evento de literatura do Leste de Minas, o Salão do Livro Vale do Aço, chega em maio, trazendo diversas atrações e a tradicional feira de livros para incentivar o hábito de leitura em crianças, jovens e adultos. Em outubro será a vez do aguardado Festival da Criança, que apresenta espetáculos teatrais infantis para escolas e famílias da região.
O Instituto Usiminas abre sua temporada de férias com uma programação especial que movimenta o Centro Cultural Usiminas e a Biblioteca Central de Ideias durante o mês de janeiro. Toda a programação é gratuita: três oficinas de arte para experimentos com técnicas de pintura e espetáculos adaptados de obras literárias. Realizada pelo Instituto Usiminas, a programação educativa conta com o patrocínio da Usiminas, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 212835). Para participar das atividades, basta se inscrever, gratuitamente, pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.
A grande novidade desta temporada de férias são as Histórias Contadas: uma programação especial de artes cênicas com grupos do Vale do Aço e de Belo Horizonte, realizada na Biblioteca Central de Ideias nos sábados de janeiro, sempre às 16h. As histórias são adaptações lúdicas e interativas de obras literárias de grandes autores, como Câmara Cascudo, Manoel de Barros e João do Rio.
As apresentações começam no dia 14 de janeiro com o espetáculo “Café Encantado”, do grupo Teatro Público (BH). A peça traz personagens com hábitos e canções do passado, em um ambiente de trocas de experiências com os espectadores a partir de repertório musical que remete às serestas e serenatas. A segunda atração será “O Menino da Cabeça de Papelão”, com o grupo Casa Laboratório (Ipatinga), no dia 21 de janeiro. A peça narra as aventuras do menino Antenor, que não consegue viver em paz num reino onde todas as cabeças devem funcionar iguais. O último dia de apresentações será 28 de janeiro, com a peça “João de Barros”, estrelada pelo artista Charles Valadares (BH). O espetáculo traz uma importante reflexão sobre a criança que há no interior de todos nós.
O Tardes de Criação, programa de oficinas livres de Arte do Instituto Usiminas, apresenta três edições da Oficina de Pintura, nos dias 18, 19 e 20 de janeiro (quarta a sexta-feira), sempre às 15h30, no Centro Cultural Usiminas. A partir do contato com referências, ativações e materiais do universo da arte, as oficinas propõem experimentos de pintura com aquarela, guache e poesia visual. Os encontros serão conduzidos pelo artista e educador Pedro Ton, bacharel em pintura e fotografia pela Escola Guignard (MG).
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, conta que a programação da Ação Educativa que abre as iniciativas do Instituto Usiminas em 2023 foi pensada para atender públicos de todas as idades, famílias e grupos gratuitamente. “Diversidade, inclusão, arte e experiências são os pontos altos dessas atrações, que trazem uma amostra de como vamos alcançar o público durante o ano no Instituto Usiminas. Convidamos toda a comunidade para se divertir com essa programação especial”, revela Penélope.
Mesmo durante as férias, os leitores da Biblioteca Central de Ideias podem visitar o espaço e fazer empréstimos regularmente. Mais de 9.500 títulos pautados na diversidade de temas e públicos estão à disposição da comunidade leitora do Vale do Aço. Por meio do Delivery de Livros, realizado toda terça-feira de forma gratuita, o empréstimo dos títulos pode ser solicitado por e-mail e entregue gratuitamente na casa do usuário. A Biblioteca funciona de terça à sábado, das 12h às 20h. Mais informações sobre o acervo e empréstimos podem ser consultadas pelo e-mail: bibliotecacentraldeideias@usiminas.com.
Até o dia 28 de janeiro está em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas a exposição “Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país”. Com painéis explicativos, vídeos, maquetes e jogos, os visitantes conhecem importantes setores da economia nacional, como Agropecuária, Construção, Energia, Mineração, Transporte, Cultura e Desenvolvimento, tudo isso pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU. A visitação é gratuita e fica aberta de terça a sábado, das 12h às 20h.
A exposição Integra, que também já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Itaúna (MG), é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas.
Entusiasmo e alegria marcaram, no fim da última semana, a formatura do projeto Mentes Digitais, executado em Igarapé, pelo Instituto Metamorfose. Com apoio da Mineração Usiminas, por meio do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (FIA), a iniciativa ofereceu cursos de robótica, inglês e informática para 180 jovens com idade entre 13 e 18 anos.
A presidente do Instituto Metamorfose e idealizadora do projeto, Fernanda Cruz, destaca a alegria de beneficiar tantas pessoas. “Essa é uma iniciativa inovadora, que promove o desenvolvimento integral por meio de cursos de capacitação profissional na área da tecnologia e inglês. Cada vida impactada reverbera em toda a comunidade trazendo uma rede sistêmica de promoção social. Porém nossas ações não seriam possíveis sem o apoio e parceira tão importante da Mineração Usiminas, que acreditou e torna essa transformação em realidade”, afirma.
Feira
O público da região pôde apreciar um show de conhecimento e criatividade, durante a primeira edição da Meta Fic – Feira de Invenção e Criatividade, mostra dos participantes dos projetos realizados pelo Instituto Metamorfose. Na exposição foram apresentados trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nos cursos de robótica, inglês e informática oferecidos pela instituição.
Itatiaiuçu e Igarapé agora têm guias culturais que contam um pouco da história dos municípios e destacam as principais referências, pontos turísticos e outras particularidades das duas cidades. Os catálogos foram produzidos por meio da Rede de Cultura e Protagonismo, da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), a partir de projeto patrocinado pela Mineração Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A iniciativa contou com a participação de alunos da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa, em Itatiaiuçu, e da Escola Estadual Santa Chiara, em Igarapé. Durante as atividades de criação dos materiais, os jovens selecionaram os elementos que compõem a publicação para serem organizados e apresentados em forma de ilustrações, fotos, entrevistas, mapa interativo e poemas.
Os guias culturais mostram as tradições e práticas cotidianas da população de Itatiaiuçu e Igarapé, seus saberes e sua arte. Versões impressas foram distribuídas durante o lançamento dos catálogos, que estão disponíveis também on-line, para acesso gratuito, no site do projeto: igarape.rededecultura.org.br.
Com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao esporte, o projeto Prancha Ecológica começou em Guarujá. A iniciativa é realizada pela Eco Garopaba e tem como missão conscientizar as pessoas da necessidade de preservação ao meio ambiente, da correta destinação dos resíduos, da redução na produção diária de lixo e reutilização de materiais e reciclagem. E ainda incentiva ao esporte e a inclusão social por meio do surfe e do Stand Up Paddle.
Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro será realizada a palestra Vivências do Projeto Prancha Ecológica nas escolas Surf Special, Surf do nativo e Ong Projeto Ondas. Durante o evento são ensinadas as técnicas para fazer as pranchas de garrafas pet, além de um bate papo divertido sobre educação ambiental e da importância do respeito com a natureza e os seres vivos.
Para a comunidade
Na próxima sexta-feira (16), a palestra Vivências do Projeto Prancha Ecológica será aberta ao público e toda comunidade pode participar a partir das 9h, na escola Surf do nativo, na Praça das Bandeiras Pitangueiras, localizada na Praia das Pitangueiras, em Guarujá.
No que depender do Ajudôu e da Usiminas, o Judô nas Escolas vai continuar mantendo a forte tradição do esporte em Ipatinga. O projeto social é Incentivado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e vai atender 300 alunos da rede pública de ensino durante 12 meses. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, no Centro Esportivo Cultural 7 de Outubro, bairro Veneza, no contraturno escolar dos estudantes.
“É uma grande honra atender a Usiminas em Ipatinga. O Ajudôu está muito focado em melhorar a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes com o judô. Além do desenvolvimento físico e intelectual, a paciência, o autocontrole, a sociabilidade e o respeito ao próximo, até mesmo higiene pessoal são aprendidos pelos judocas”, destaca Júlio César Lana Jaques, Fundador e Diretor Executivo do Ajudôu.
Estas características citadas por Júlio César fazem o judô ser considerado pela Unesco o esporte mais adequado para crianças. Uma verdadeira escola da vida, pois todos os praticantes seguem um código moral que transcende os tatames. É a opção ideal de inclusão social e complemento educacional para o público do projeto, que são crianças e jovens entre 7 e 17 anos.
“Ficamos felizes em contribuir para democratizar o acesso à prática esportiva de forma a promover saúde e bem-estar, além de formar atletas com embasamento técnico e prático de qualidade. É uma satisfação ter a oportunidade de direcionar a atuação da Usiminas em prol da formação humana de crianças e adolescentes, por meio do incentivo à prática ao esporte”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
Uniformes completos
A autoestima do aluno é desenvolvida durante todas as etapas do projeto, um exemplo é o kit uniforme. No judô, os alunos recebem camisa, quimono e faixa novinhos. A entrega dos materiais garante que todos os alunos do Judô nas Escolas frequentem as aulas com igualdade, independente das condições financeiras das famílias.
Com o intuito de realizar uma formação de professores do ensino fundamental de Cubatão na metodologia do Museu da Pessoa para que eles executem projetos de memória com seus alunos, foi desenvolvido o projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas”, viabilizado com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 20.4741), e apoio do Instituto Usiminas. A formação tem como objetivo construir, organizar e disseminar um projeto de memória da localidade.
O projeto contou com a participação de 5 escolas públicas, cerca de 10 professores e 215 alunos do município. A partir do registro dos relatos que foram ouvidos pelos alunos, os estudantes produziram, com a orientação dos professores, textos e desenhos da história dos moradores convidados para ir até a escola contar as suas histórias de vida.
Confira um dos trechos das histórias de vida registradas pelos estudantes:
“Começou a namorar por cartas e telefone com uma prima que ele mal conhecia. Narrou entusiasmado: “Eu namorei por carta dois anos, dois anos sem ver ela, que hoje é minha esposa. Vamos fazer 33 anos de casados. Até hoje minha mulher tem as cartas guardadas.” Sidnei Dirceu Soares, 60 anos, nasceu e vive até hoje em Cubatão
Como resultado do projeto, a produção dos alunos foi publicada em um livro “Cubatão, com luta e com afeto” que será distribuído em eventos nos dias 12 e 13 de dezembro, para as escolas do município, os entrevistados, alunos e bibliotecas da cidade. Você pode conferir a versão digital do livro clicando aqui.
No dia 12 de dezembro, o lançamento da publicação “Cubatão, com luta e com afeto”, acontecerá na Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, das 14h às 16h. Já no dia 13 de dezembro, será na UME Bernardo José Maria de Lorena, das 09h30 às 11h30.
“O livro Cubatão, com luta e com afeto expressa o carinho dos professores e alunos pelos moradores que foram até as escolas a pedido dos estudantes para contarem suas histórias de vida. Este encontro foi mágico e possibilitou a produção de textos e desenhos encantadores”, comenta Sônia London, coordenadora educativa do Museu da Pessoa.
Serviço
Evento de encerramento do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas”
Data: 12 de dezembro de 2022
Horário: 14h às 16h
Local: Unidade Municipal de Ensino João Ramalho (Av. 9 de Abril, 4000 – Vila Nova)
Evento de encerramento do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar – Escolas”
Data: 13 de dezembro de 2022
Horário: 09h30 às 11h30
Local: Unidade Municipal de Educação Bernardo José Maria de Lorena (Av. Nossa Sra. da Lapa, 785 – Vila Nova)
Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.
Mais informações:
Museu da Pessoa
Anna Bella Bernardes – anna.bernardes@museudapessoa.org
Em ritmo de Natal, Ipatinga já conta com vários pontos iluminados e decorados. No último fim de semana, após a rotatória do Cidade Nobre acender suas luzes, foi a vez das fachadas do Centro de Memória Usiminas e do Teatro Zélia Olguin contemplarem o público do Vale do Aço com o acendimento da iluminação projetada pelo projeto “Seminaluz 15ª edição – Arte e Luz”. E não para por aí. Mais dois espaços ipatinguenses ainda receberão as luzes: o Centro Cultural Usiminas e o Parque Ipanema.
A iniciativa é realizada pela Hibridus de Dança, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas, Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Eventos. O projeto integra a programação especial de comemoração pelos 60 anos de operações da Usiminas, 20 anos do grupo Hibridus e a agenda de eventos da prefeitura com o tema “Ipatinga, Cidade Luz”.
Na quarta-feira (7), a fachada do Centro Cultural Usiminas acende as luzes ao som da Orquestra de Câmara do Vale do Aço e do Coral da Fundação São Francisco Xavier, às 20h. Em todos os espaços iluminados, há caixas para arrecadação de brinquedos para doação a entidades da região. O público de Ipatinga pode contribuir com a ação até o dia 21 de dezembro.
Já o Parque Ipanema, recebe o acendimento na quinta-feira (8), às 18h30, com cantata de Natal da Escola Municipal de Música TOM (Tenente Oswaldo Machado), da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC), e com alunos de escolas municipais, além da chegada do Papai Noel. Na sexta, dia 9, o parque segue com programação cultural, a partir de 18h, com show gospel com Wagão e em seguida, show de Hyuri Luna. No dia 10, tem show da banda Gertrudes e com a Banda Atom, cover do Pink Floyd, de Belo Horizonte, a partir de 18h.
O projeto “Seminaluz 15ª edição – Arte e Luz” é um programa de fomento do ensino e criação de espaço de práticas das artes e técnicas de espetáculos que oferece a profissionais, estudantes e público em geral, dinâmicas de desenvolvimento, formação, experimentação técnica e artística, iluminação cênica e espetáculos. Com bolsas de estudo, a iniciativa disponibilizou ajuda de custo para iluminadores e técnicos de iluminação desenvolverem o projeto de iluminação.