Usiminas

Programa Cubatão Sinfonia abre inscrições

09/02/2022

Projeto patrocinado pela Usiminas oferece aulas de música e dança para estudantes entre 5 e 18 anos de idade

O Programa Cubatão Sinfonia abriu inscrições para novos alunos a partir dessa terça-feira (8/2). Crianças a partir de 5 anos de idade e adolescentes até 18 anos poderão fazer aulas de música, musicalização infantil e dança gratuitamente na Sede do Programa, em Cubatão. O projeto que  Completa 14 anos de atividades ininterruptas esse ano é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Cubatão.

As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário virtual  https://bit.ly/Sinfonia2022 ou presencialmente na Sede do Cubatão Sinfonia –  na Av. Principal, N° 1016, Cota 200. Para isso, é preciso anexar via formulário ou levar documento de identidade ou certidão de nascimento do estudante, uma foto 3X4, declaração de escolaridade e comprovante de residência. O Núcleo Cota 200 oferece aulas de violão, clarinete, flauta, percussão, saxofone, instrumentos de sopro (metais), musicalização infantil, cordas para orquestra e dança, em um total de 150 vagas.

Para participar do projeto a criança e/ou adolescente deve estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

Desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar, além democratizar o acesso à arte e cultura para a comunidade local. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, as atividades continuaram de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases