Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas, promove a arte da palhaçaria e oficina de formação com o Instituto Hahaha
O mês de outubro se iniciou com mais gargalhadas e bom humor em algumas instituições de saúde e acolhimento, nas cidades de Itaúna e Itatiaiuçu. Com patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Instituto Hahaha realiza uma série de ações em Itaúna e Itatiaiuçu. O projeto promove intervenções artísticas de palhaços profissionais, no formato presencial e virtual, com o objetivo de colocar o riso a serviço da vida, motivar, alegrar e elevar o astral do público atendido nas duas cidades.
Uma das ações leva qualificação e troca de experiências para agentes culturais e profissionais da saúde. Trata-se da oficina gratuita on-line “A Menor Oficina do Mundo”, voltada para profissionais da saúde e agentes culturais das duas cidades, dias 18 e 19 de novembro, das 14h às 17h. As inscrições estão abertas pelo link até o preenchimento das vagas. A oficina relaciona a prática de atuação do Instituto Hahaha ao desenvolvimento interpessoal, tendo como intuito fomentar a sensibilização sobre o papel de cada um, o lugar do outro, a empatia, a observação e a escuta.
A metodologia é aplicada para que os participantes vivenciem o corpo como um todo, envolvendo o físico, o mental e o emocional. É um convite a sentir o encontro e a potencializar o estado presente, a atenção plena. Diante desse contexto de pandemia e de diversas demandas, que exigem tomadas de decisão rápidas e constantes e, em especial do profissional de saúde, brincar é um ato de cuidado consigo mesmo. Serão utilizados exercícios simples, extraídos do ofício de palhaço e de memória de infância: antigas brincadeiras que resgatam o olhar sobre nós mesmos e o outro, possibilitando a construção de um espaço comum e criativo.
Palhaços em cena
Nos meses de outubro e novembro, o Instituto Hahaha passa, em Itatiaiuçu, pelas seguintes entidades: o Centro de Especialidades Médicas, a Associação Beneficente Recebendo e Amparando Crianças em Itatiaiuçu (ABRACI) e a Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) Santa Luísa de Marillac. Já em Itaúna, o Hospital Manoel Gonçalves é contemplado pelos artistas.
Presencialmente, uma dupla de palhaços fará visitas nos meses de outubro e novembro em cada uma das instituições, atendendo cada paciente de modo diferenciado. Em dezembro, haverá a tradicional Seresta Natalina, um cortejo musical levando alegria e muita música da cultura popular, como as Folias de Reis. Ressalta-se que todas as ações serão realizadas considerando os protocolos de prevenção à Covid-19.
Virtualmente, o Instituto Hahaha envia para as instituições, dois vídeos semanais para serem veiculados para todo o público, por meio do Canal Hahaha, no youtube. O público também pode participar dos Plantões Hahaha, que acontecem todas às quartas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 17h, onde um médico palhaço atende os pacientes por meio de uma videochamada.
Realizado pelo Instituto Usiminas, foram quatro meses de ações que beneficiaram 300 alunos e alunas da UME Padre Antônio Olivieri Filho, no Jd
Espetáculos de teatro, releitura de cinema e documentário que mostra a história do teatro no Vale do Aço são alguns dos destaques em n
Prova, que conta com patrocínio exclusivo da Usiminas, teve a participação de corredores de 35 cidades mineiras
A Corrida do Aç