Usiminas

Instituto Usiminas leva capacitação em gestão cultural para cidades mineiras

22/02/2019

Ipatinga, Belo Horizonte e Itaúna recebem cursos e oficinas ministrados pelo Observatório da Diversidade Cultural

Promover formação e movimentar a cadeia produtiva da cultura é uma das vertentes de atuação do Instituto Usiminas. O ano de 2019 já começa movimentado na área de capacitação com a realização de cursos e oficinas de gestão cultural em Ipatinga, Belo Horizonte e Itaúna, ministrados pelo Observatório da Diversidade Cultural que, há 10 anos, capacita pessoas para atuar no setor cultural em Minas Gerais e São Paulo.

Já estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas realizados no primeiro semestre de 2019. As atividades de formação são totalmente gratuitas e voltadas a gestores, agentes culturais, artistas e educadores. Os interessados podem se inscrever no site da ONG (www.observatoriodadiversidade.org.br) para os cursos de Iniciação à Gestão Cultural (Belo Horizonte); Aprofundamento em Gestão Cultural (Ipatinga); Mapeamento da Diversidade Cultural (Ipatinga e Itaúna); e as oficinas Modos de Brincar e Lembrar: O Lúdico, a Memória e a Diversidade; e Modos de Lembrar e Esquecer: memória e a diversidade cultural (Ipatinga e Itaúna).

No endereço eletrônico estão disponíveis as informações completas com horários das aulas, locais de realização e o cronograma de inscrições. Para se inscrever é preciso baixar a ficha de inscrição, preencher e enviar para o e-mail producaoodc@gmail.com. As vagas são limitadas e os selecionados serão informados por e-mail antes do início das aulas. Entre os requisitos estão: ser maior de 16 anos, ter disponibilidade para participar das aulas, atuar ou ser interessado na área da cultura e ser morador das cidades onde elas se realizam ou de municípios vizinhos.

As atividades são uma boa oportunidade para profissionais da cultura, arte-educadores e mediadores de diversas instituições culturais e educacionais ampliarem seus repertórios. A realização é do ODC, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a oferta de oportunidades de capacitação é uma importante ação dentro das várias atividades de responsabilidade social do Instituto. “Desde sua fundação, o Instituto promove capacitação constante, atendendo milhares de pessoas em diversas áreas. Essa importante parceria com o Observatório da Diversidade nos possibilidade oferecer mais uma grande de oportunidades de qualificação em cultura com profissionais de ponta, fazendo assim, movimentar a cadeia produtiva da cultura e a formação de novos interessados”, ressalta a diretora.

Conheça os cursos e oficinas

Voltado a agentes e gestores culturais, bem como instituições culturais que pretendam melhor estruturar sua atuação na área, o curso de Iniciação à Gestão Cultural une aspectos teóricos e práticos em nove módulos como gestão de carreiras, estratégia para formação de públicos, elaboração de projetos culturais e produção cultural.

O curso de Aprofundamento em Gestão Cultural trata a temática em cinco módulos e é indicado para aqueles que já possuem relativo conhecimento sobre o campo da gestão cultural. São 120 horas de aulas com cinco professores, que abrangem conteúdos como economia da cultura e a economia criativa; a construção da sustentabilidade em projetos culturais; possíveis articulações entre cultura e turismo; e formação de público.

No curso de Mapeamento da Diversidade os alunos aprenderão a desenvolver o mapeamento da realidade sociocultural local, com exercícios conceituais e práticos e metodologia para sua identificação, registro e promoção. As informações coletadas ao longo do curso serão organizadas e disponibilizadas à sociedade em plataforma digital, em estreita articulação com o poder público municipal, de modo que possam impactar positivamente nas políticas públicas locais. A carga horária é de 60 horas, realizadas em quatro finais de semana.

Com 24 horas total de duração, a oficina Modos de Brincar é dada pelo professor Maurício Lima, que apresenta práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais como fontes para a compreensão das relações entre memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural.

O professor e coordenador do ODC, José Márcio Barros, ministra a oficina Modos de Lembrar, que busca despertar a sensibilização sobre as formas cotidianas com que as pessoas produzem seus registros informais, expressando os modos de lembrar presentes nas práticas diárias de se organizar agendas, bilhetes, cadernos, recados, coleções pessoais.

Serviço

Inscrições: abertas no site www.observatoriodadiversidade.org.br

Quanto: gratuito

Mais informações: no e-mail producaoodc@gmail.com e no telefone 31 99614-7097


Categorias: Destaques