Iniciativa do Instituto Fred une capacitação em arte e sustentabilidade, contribuindo para a geração de renda nas comunidades
Entusiasmo e alegria fizeram parte da aula inaugural do curso de tapeçaria Trama sem Nó, nesta quarta-feira, 26/10, na Secretaria de Defesa Civil e Promoção Social de Igarapé. A formação faz parte do projeto Danças, Artes e Tramas, realizado pelo Instituto Fred, com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
As aulas gratuitas ensinarão aos 26 participantes, durante quatro meses, as técnicas para transformar retalhos em arte. Além disso, a iniciativa visa o desenvolvimento econômico da comunidade, estimulando os alunos a empreender e gerando renda por meio da comercialização dos produtos artesanais.
O curso foi realizado também em Itatiaiuçu e formou multiplicadores, como Vera Lúcia da Silva, que agora é uma das instrutoras. “Eu fiz a minha formação no ano passado e fui convidada para ser professora em Igarapé. Era um sonho passar para outras pessoas todo o aprendizado que adquiri nas oficinas. Agradeço a Mineração Usiminas pelo apoio ao projeto, que trouxe essa oportunidade”, declara.
As aulas, na Secretaria de Defesa Civil e Promoção Social, são supervisionadas por uma equipe multidisciplinar formada por coordenador pedagógico social, assistente social, professor de artes plásticas, educadores sociais e palestrantes das áreas de Psicologia e Empreendedorismo.
Para a coordenadora-geral do Instituto Fred, Danielle Melo, a iniciativa traz novos significados tanto para o meio ambiente quanto para a vida dos participantes. “O retalho que seria descartado é transformado em uma bela peça. E a transformação também acontece na vida dos alunos por meio do acolhimento, do aprendizado e da contribuição na melhoria saúde mental”, comenta.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de