Usiminas

Criatividade e interação com obras no Arte em Família

27/05/2019

A edição de maio do Arte em Família foi marcada por uma tarde de muita informação, arte e criatividade, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG). No último sábado (25/5), um total de 42 pessoas se reuniu na Galeria Hideo Kobayashi para fazer uma visita guiada pela exposição “Coleções em Diálogo”, que serviu de inspiração para uma atividade prática com a equipe da Ação Educativa do Instituto Usiminas e a artista Rita Bordone. O Arte em Família integra a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que conta com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Durante a visita os participantes fizeram desenhos à mão, inspirados nas obras expostas, e depois, utilizando a técnica de colagem com fio de algodão em tela, deram cor e formas aos seus desenhos. Ao final da atividade, o público pode levar suas telas para casa.

Várias pessoas participaram pela primeira vez do Arte em Família e saíram do encontro satisfeitas pelo momento de interação em família. Daniele Dias disse que a atividade superou suas expectativas. “Achei ótimo sair um pouco da rotina e ter com meus filhos esse contato mais próximo com a arte, de maneira leve. Foi muito legal!”, comentou.

Para Renata Dias, a aproximação das crianças com as obras de arte da exposição foi surpreendente. “A interação das crianças com as obras por meio do desenho foi muito interessante”, afirmou. A artista Rita Bordone avalia positivamente o envolvimento das famílias com a atividade. “Esse momento de produção artística em família é muito especial e cheio de sensibilidade. O diálogo com a exposição e a atividade manual resultou em trabalhos lindos”, frisou a artista.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a riqueza dos encontros promovidos no Arte em Família. “Nessa atividade conseguimos reunir famílias e proporcionar a elas um tempo precioso na produção de algo que poderão levar como lembrança. Essa é mais uma ação em prol da democratização do acesso à arte e formação de público”, destaca.

A exposição

Com curadoria do professor Doutor Rodrigo Vivas, a exposição “Coleções em Diálogo”, apresenta ao público coleções de arte dos acervos do Museu da Pampulha (de Belo Horizonte), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Usiminas, ampliando o acesso do público a importantes conteúdos de arte de acervos mineiros. É a primeira vez que relevantes obras de arte destes três acervos são reunidas numa mesma exposição e apresentadas ao público.

A mostra conta com  obras de artistas como: Alvaro Apocalypse, Franz Weissmann, Yara Tupinambá, Marcos Coelho Benjamim, Manfredo Souzanetto, Maria Helena Andrés, Fernando Velloso, Marcelo AB, entre outros. A exposição tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com apoio do Instituto Usiminas. O público poderá visitá-la até 1º de junho, com visitação gratuita de terça à sábado, das 10h às 21h.


Categorias: Destaques