Apresentação comemorativa com distribuição gratuita de ingressos para a comunidade teve casa cheia, no último domingo
Uma noite de casa cheia, muitas risadas e comemoração. Assim foi a apresentação do espetáculo Santinhas do Pau Oco, da Cia. Corpo de Prova, em celebração aos 15 anos do Teatro do Centro Cultural Usiminas, realizada na noite do último domingo (22/10). Com distribuição gratuita de ingressos para a comunidade, a peça que mais foi encenada no espaço, desde sua fundação, lotou a casa.
Ao final do espetáculo, a Cia. Corpo de Prova recebeu uma homenagem da diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, pela longa parceria. Em cartaz há 17 anos, Santinhas do Pau Oco começou a se apresentar no Foyer do Centro Cultural Usiminas, antes mesmo da inauguração do Teatro. Inaugurado em 31 de outubro de 2002, o Teatro do Centro Cultural Usiminas já foi palco de grandes atrações locais, nacionais e internacionais.
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destacou a importância do espaço como palco de movimentação cultural e a parceria com a Cia. Corpo de Prova. “Poder presentear a comunidade com uma sessão gratuita da peça que mais se apresentou neste Teatro é motivo de muita alegria. Nossa principal estrela é o público que dá vida a este espaço e que lotou a casa para comemorar conosco. Ao abraçar a Cia. Corpo de Prova, estamos também homenageando todos os produtores locais, tão importantes para nós. Desejamos que o Teatro se fortaleça, a cada ano que passa, como referência cultural do Vale do Aço”, declarou a diretora.
O Teatro do Centro Cultural Usiminas possui 724 lugares e oferece uma infraestrutura moderna, constantemente renovada com investimentos contínuos. Com uma programação permanente e de qualidade, nesses quinze anos, o Teatro do Centro Cultural Usiminas recebeu mais de 5 mil eventos com um público que ultrapassa 1,5 milhão de pessoas.
No início do mês, o Grupo Corpo apresentou as coreografias “Suíte Branca” e “Dança Sinfônica”, abrindo as comemorações dos 15 anos do Teatro do Centro Cultural Usiminas, pela Série Spettacolo de Dança, realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, com patrocínio da Usiminas e Massas Vilma por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Comédia de sucesso
No palco, a comédia Santinhas do Pau Oco atrai milhares de pessoas com a história de jovens freirinhas que vivem enclausuradas em um convento, comandadas pelas rígidas regras da madre superiora. As noviças tentam realizar, cada qual a seu modo, seus objetivos pessoais de alegria. Usando estratégias cômicas e inocentes, elas criam formas de ludibriar a superiora e viver seus sonhos. As Santinhas do Pau Oco, da Companhia de Teatro Corpo de Prova, já levou mais de 1 milhão de pessoas ao teatro em mais de 30 cidades. O espetáculo estreou no ano de 2000, e vai completar 18 anos.
O diretor da Cia. Corpo de Prova, Othon Valgas, se disse emocionado com a homenagem ao espetáculo que acompanha a trajetória do Teatro do Centro Cultural Usiminas, desde antes da sua fundação. “15 anos é uma marca, e desde então apresentamos esse espetáculo na casa. Estamos felizes por participar da consolidação do sucesso do Teatro e da peça junto ao público. A homenagem principal é ao público por acreditar na cultura local e apoiá-la. Somos agradecidos por estarmos há 15 anos em parceria com Instituto e desejamos mais 15, 30, 60 anos ao Teatro, espaço movido por uma equipe eficiente que atua com seriedade junto a todas produções que por aqui passam, sejam elas locais ou de fora do Estado”, salientou Othon Valgas.
Apresentação de jazz acontece no dia 26 de setembro, trazendo releituras instrumentais de compositores brasileiros e músicas autorais
O In
Iniciativa leva programação de arte-educação para cerca de 250 estudantes e educadores de escola pública de setembro a dezembro
O Programa Esco
Oficinas Livres de Arte, Aventura no Viveiro e Rota 60 são atrações com agendamentos abertos
A programação da Ação Educativa do Ins