Mais de 80 crianças e adolescentes de Cubatão iniciaram gratuitamente a prática de judô nesta semana. Elas integram a equipe do projeto Judô Social, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Os atletas mirins receberam os quimonos e uniformes na última quinta-feira, dia 29, durante abertura do projeto no SESI de Cubatão.
Realizado pela Associação Atlética Desportiva São Bernardo, o projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura de Cubatão, do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Instituto Cultural Usiminas.
Com os filhos Guilherme, de seis, e Camila, de oito anos, praticando judô, o metalúrgico Fabrício Teixeira Fernandes destaca a importância do esporte na educação. “Minha filha começou há um ano e o judô tem contribuído muito para a disciplina, o respeito ao local do treinamento e às pessoas. Isso, sem dúvida, é levado para casa e para a escola”, diz.
Camila conta que gosta dos golpes que vem aprendendo e agora espera incentivar seu irmão. “Uma vez eu fiz uma aula com ele e gostou”, conta, tímida.
Para o coordenador de projetos do Instituto Cultural Usiminas, Pedro Andrade de Oliveira Melo, o esporte é um instrumento de desenvolvimento pessoal, inclusão social e formação cidadã.
“Não tenho dúvidas que, dos tatames daqui, formaremos novos atletas e cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade”, diz. “Mesmo diante de um cenário econômico muito desafiador, investimentos cerca de R$ 8,5 milhões por meio de leis de incentivo no ano passado, dentre os quais 14 projetos culturais e esportivos aqui na Baixada, em especial em Cubatão”, completou.
Segundo Júlio Cesar Jacob, gestor técnico do projeto, a iniciativa contribui para a prática esportiva de um número cada vez maior de crianças e jovens. “Um projeto de alto rendimento contempla poucas pessoas e um projeto social contempla muitas pessoas”, acrescentando que em três anos mais de 500 pessoas já foram contempladas.
Apresentação de jazz acontece no dia 26 de setembro, trazendo releituras instrumentais de compositores brasileiros e músicas autorais
O In
Iniciativa leva programação de arte-educação para cerca de 250 estudantes e educadores de escola pública de setembro a dezembro
O Programa Esco
Oficinas Livres de Arte, Aventura no Viveiro e Rota 60 são atrações com agendamentos abertos
A programação da Ação Educativa do Ins