Está aberto o agendamento para atividades gratuitas voltadas para escolas e comunidade
Atividades gratuitas que unem cultura, educação e sustentabilidade fazem o roteiro da programação da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas neste primeiro semestre de 2017. Oficinas, espetáculos, exposições e contação de histórias estão entre as atrações educativas oferecidas. Clique aqui e confira a programação completa.
Neste ano a grade de programação continuará oferecendo: Série Espetáculos Didáticos, Visitas Orientadas às Exposições de Arte, Programa de Formação de Professores e Arte Educadores, Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias e Arte em Família. O agendamento para a participação de escolas e comunidade nas atividades já começou.
A próxima atração é o Espetáculo Didático “Poetas da Cor”, da Cia. Druw (SP), em cartaz nos dias 14, 15 e 16 de março. No primeiro dia, a peça se apresenta às 19h para a comunidade e nas demais datas para escolas agendadas. O público também já pode agendar a participação na Contação de Histórias da Biblioteca Central de Ideias, que será realizada nos dias 29 e 30 de março, na Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone: 31.3824.3731.
Novidades
A grade de programação da Ação Educativa terá duas novas atividades: “Conhecendo a Usiminas” e “Aventura no Viveiro”, que vão apresentar a Usina de Ipatinga e o Viveiro de Mudas da Usiminas de maneira lúdica. As atrações também estão incorporadas à programação do Projeto Xerimbabo Usiminas 2017
A atividade “Conhecendo a Usiminas” propõe uma visita interativa à Usina de Ipatinga (MG), a atriz Raquel Vieira vai contar sobre a verdadeira jornada do carvão e do minério (heróis desta história) para se transformarem em bobinas de aço, perpassando por seus segredos e curiosidades. Após a visita, os alunos vão participar de uma oficina de pintura usando o agregado siderúrgico, ministrada pela artista Rosane Dias.
Em “Aventura no Viveiro”, os estudantes vão ter um momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas. Por meio de uma contação de histórias, a atriz Raquel Vieira vai abordar temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas com a cidade na qual vivemos. Os participantes terão, ainda, um momento prático.
Exposições
A programação da Ação Educativa recebe duas importantes exposições neste primeiro semestre, na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas. Até o dia 11 de março, 51 obras do artista mineiro Leo Santana podem ser conferidas pelo público no espaço na exposição “Do Outro Lado do Desenho”. Esculturas, desenhos e a réplica da famosa escultura “Drummond no Calçadão”, localizada no Rio de Janeiro, estão expostos para visitação gratuita.
A partir do dia 21 de março, data que marca a comemoração do legado do piloto e ídolo brasileiro Ayrton Senna, que, se vivo, completaria 52 anos, a Galeria Hideo Kobayashi receberá a mostra “Senna na Cabeça e no Coração”. Essa é a primeira vez que a mostra chega ao interior do país e terá sua maior montagem desde que começou a circular por capitais. O público poderá conferir 50 capacetes customizados por celebridades como o ator Bruno Gagliasso, o jogador Daniel Alves, cantora Fernanda Takai, o estilista Ronaldo Fraga. Entre eles, dez capacetes inéditos, alguns deles feitos por personalidades de referência no Vale do Aço que passam a fazer parte do acervo do Instituto Ayrton Senna. Destaque para seis capacetes originais usados pelo piloto ao longo de sua carreira. A curadoria é do designer Rodrigo Câmara.
Em 2016, a Ação Educativa atendeu mais de 34 mil pessoas do Vale do Aço e colar metropolitano. A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a programação da Ação Educativa inicia o ano com grandes expectativas e novidades. “A cada ano que passa a Ação Educativa amplia a sua abrangência. Neste ano, de maneira especial, estamos com uma grade maior para alcançar ainda mais a comunidade com atividades educativas de qualidade em espaços importantes para a região”, declara.
A programação Ação Educativa é realizada pelo Instituto Cultural Usiminas com patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun