O fim das férias escolares marcou o retorno à prática da ginástica rítmica para cerca de 150 crianças e jovens, de 5 a 17 anos, da cidade de Cubatão. Todos participam do Projeto “Na Onda da Ginástica”, desenvolvido pela Liga Metropolitana de Ginástica em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Cubatão, com patrocínio da Usiminas e viabilização do Instituto Cultural Usiminas, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
Nas aulas, realizadas às terças e quintas, no ginásio do Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, o Romerão, as alunas aprendem os princípios básicos da modalidade olímpica, que utiliza aparelhos como bola, arcos e fitas. “Nosso objetivo é massificar a modalidade, ensinando os princípios básicos e depois selecionar quem mais se identificar com a ginástica rítmica para aperfeiçoar os talentos”, destaca Thiago Hermenegildo, presidente da Liga Metropolitana de Ginástica.
Com apenas sete anos, a pequena Sarah Cristina Aguiar Silva se apaixonou pela ginástica rítmica assistindo à televisão. “Eu gosto de tudo, passou a ser meu sonho desde que vi na TV. Eu quero ser ginasta e competir, sou muito competitiva”, conta. A mãe de Sarah, Camila Aguiar de Souza, aprova o projeto. “É uma boa oportunidade de oferecer esporte gratuito para as crianças da cidade e uma forma de incentivar o esporte. A Sarah adora e fica repetindo os exercícios em casa”, lembra.
Thayná do Nascimento Torres, de 12 anos, já estava acostumada com a leveza do balé clássico e se encantou pela ginástica rítmica. “Faço balé clássico desde os oito anos e quando fiquei sabendo do projeto me interessei. Tenho gostado bastante da ginástica e não pretendo parar, quero ser atleta profissional e mostrar meu talento para o mundo”, projeta.
De acordo com a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, o apoio ao projeto “Na Onda de Ginástica” reforça o compromisso da Usiminas de incentivar ações que promovam o desenvolvimento cultural, esportivo e social na Baixada Santista e nas demais comunidades onde a empresa atua. “Mesmo em um cenário de muitos desafios e operando em uma nova configuração em Cubatão, a Usiminas investe em pilares sociais essenciais para a sociedade. Em 2016, investimos, nas diversas localidades onde estamos presentes, cerca de R$ 8,5 milhões em ações que envolveram milhares de pessoas”, destaca.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun