Usiminas

II Feira de Turismo do Vale do Aço reúne mais de 3 mil pessoas

12/09/2016

Feira-de-turismo---cred

Palestras, oficinas, gastronomia, atrações culturais e exposições marcaram a programação de 2016

 Oportunidade de capacitação, acesso à cultura, gastronomia, artesanato e de conhecer o potencial turístico do Vale do Aço. Assim resume-se a II Feira de Turismo do Vale do Aço, realizada entre os dias 8 e 11 de setembro, no Centro Cultural Usiminas. O evento realizado pelo projeto Turismo no Vale recebeu mais de 3 mil pessoas nas atrações de sua diversificada programação.

Um dos destaques da programação foi a realização de palestras gratuitas, nos dias 8 e 9/9, que promoveram debates com o objetivo de capacitar o trade turístico e mostrar novas possibilidade no segmento. Na abertura do evento, o público conferiu a palestra “Brotas/SP – Aventura Segura que deu certo!”, com Luciana de Souza Pires de Jesus, Secretária Municipal de Turismo de Brotas/SP e Luiz Del Vigna, sócio fundador da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

Luiz Del Vigna ressaltou o crescimento do turismo de aventura em todo o mundo. “No mundo, esse segmento cresce em média 19% e no Brasil os destaques no momento são a caminhada e o ciclismo voltados para aventura, que são atividades de fácil acesso que proporcionam a descoberta de lugares interessantes nas cidades”, afirmou. O palestrante destacou o potencial do Vale do Aço para explorar o turismo de natureza. “O Turismo de Natureza do Brasil tem muitas oportunidades, até mesmo no Vale do Aço, que apesar do nome, ainda conserva muitos recursos turísticos culturais e naturais. Sem desprezar o turismo industrial, que me parece ser também uma oportunidade para a região. É tudo turismo, e acreditamos que o turismo é uma força de transformação na sociedade”, comentou Luiz Del Vigna.

No segundo dia de palestras, o vice-prefeito de Gramado/RS falou sobre “A importância do turismo para o desenvolvimento da Região das Hortênsias/RS”, e o estilista Ronaldo Fraga encerrou os encontros de capacitação para falar de “Economia Criativa”. Para Ronaldo Fraga, o termo economia criativa precisar ser trocado por economia afetiva. “A moda desgasta termos, como sustentabilidade e economia criativa. Agora é necessário falarmos de economia afetiva, com ações da moda ligadas a sustentabilidade sim, mas com a criatividade voltada ao afeto, ao homem comum e suas histórias”, pontuou.

A coordenadora do projeto Turismo no Vale, Ana Cleide dos Santos, avaliou como positiva a participação do público no evento. “Pelo nível de comprometimento dos empreendedores e parceiros, esperávamos que o resultado da feira fosse altamente positivo para a continuidade do desenvolvimento turístico do Destino Vale do Aço. O que aconteceu foi surpreendente! Tivemos uma participação efetiva de alunos de escolas e universidades, de pessoas da comunidade e de autoridades. Vimos muita alegria no trabalho dos expositores e fechamos o evento ontem com chave de ouro: todos querendo saber quando será a próxima Feira”, declarou Ana Cleide.

A II Feira de Turismo do Vale do Aço foi organizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Instituto Cultural Usiminas, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Sindcomércio (Sindicato do Comércio do Vale do Aço).

Programação

Na Feira de Turismo, o público pode conferir em 14 estandes produtores regionais turísticos, que exibiram parte do potencial turístico do Vale do Aço, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. No foyer do Teatro do Centro Cultural Usiminas, a exposição Inova Moda mostrou trabalhos de 15 profissionais da moda do Vale do Aço participantes das oficinas realizadas pelo projeto Inova Moda, realizado pelo Sebrae e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Na carreta do Senac, foram ministrados nove cursos de gastronomia. O Centro Cultural Usiminas recebeu ainda oficinas de artesanato ministradas pela Casa do Artesão Matizes, e demonstração de voo livre feita pela Associação de Voo Livre do Vale do Aço. Atrações culturais também marcaram a programação com os espetáculos “Saudade de Mim”, da Focus Cia. de Dança e “O Diário Sexual de Uma Mulher Feia” e o show do grupo Samba Pa Nóis no encerramento.


Categorias: Notícias