Usiminas

Série MPB volta a Ipatinga para promover encontros do público com artistas consagrados

01/07/2016

alm

Primeiro show será do cantor e compositor Almir Sater, no dia 15,
com apresentação de clássicos da sua carreira no Teatro do Centro Cultural Usiminas

É ao som da viola que a Série MPB volta a Ipatinga, em mais uma ação do Instituto Cultural Usiminas para democratizar o acesso à cultura e levar ao público do Vale do Aço grandes nomes da música. No dia 15 (sexta-feira), o cantor e compositor Almir Sater sobe ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 20h, para apresentar clássicos de sua carreira. Com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Série terá, ao todo, três shows neste segundo semestre, em uma iniciativa que valoriza os artistas de renome estadual e nacional e proporciona à comunidade uma programação cultural de qualidade.

Responsável pelo espetáculo que abre a nova temporada e acompanhado por banda e sua viola caipira, Almir Sater vai mostrar ao público alguns clássicos de sua carreira como “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Moreninha Linda”, além de alguns causos. O músico é um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, mais conhecida como viola caipira, base de criação da música sertaneja. Nascido em Campo Grande (MS) em 1956, seu contato com a cidade grande veio muitos anos depois, quando foi estudar Direito na Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Em menos de três anos, Almir descobriu que não seria um advogado. Na solidão da cidade grande, descobriu na viola sua grande amiga e companheira, dedicando-se completamente ao instrumento.

Em 1988, Almir participou do Free Jazz Festival ao lado de nomes sagrados da música mundial. No ano seguinte, o músico abriu o evento no Rio de Janeiro. Daí para Nashville (Estados Unidos), a meca da música country mundial, foi um passo. A liberdade de ação junto aos músicos americanos foi rapidamente absorvida, o que resultou no LP “Rasta Bonito”.

Almir ganhou dois prêmios Sharp, com as canções “Moura” e “Tocando em Frente”, gravada por Maria Bethânia. Em 1990, seu desempenho na novela “Pantanal” (Rede Manchete) aumentou ainda mais sua popularidade. O grande sucesso o fez voltar à telinha em 1991, como protagonista da novela “Ana Raio e Zé Trovão” (Rede Manchete). Em 1996, estrelou ao lado de Antonio Fagundes a novela O Rei do Gado (TV Globo). O músico foi convidado pelo próprio autor Benedito Rui Barbosa para interpretar Pirilampo. Em 2006, Almir Sater lançou o seu CD “7 Sinais” e fez parte do elenco da novela “Bicho do Mato” (TV Record).

Democratização

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o retorno da Série MPB é recebido com muita alegria. “O projeto já é querido pelo público do Vale do Aço, que sempre compareceu em peso às atrações e nos perguntava sobre o seu retorno. A Série MPB vem ao encontro do trabalho do Instituto Cultural Usiminas por prezar por atrações culturais de qualidade”, destaca a diretora.

A idealizadora do projeto, Tina Vasconcelos ressalta a importância da série MPB para facilitar o acesso do público a iniciativas culturais. “Estamos felizes em retomar a Série MPB, tão importante para a valorização de encontros do público com artistas consagrados. Esperamos que o projeto continue o seu sucesso de sempre em Ipatinga”, frisa Tina.

Serviço

Almir Sater – Série MPB

Data: 15/7 (sexta-feira)

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Horário: 20h

Vendas na bilheteria do Centro Cultural Usiminas ou no site www.ingressorapido.com.br: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia-entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60 anos e colaboradores da Usiminas, Usiminas Mecânica, Unigal e Mineração Usiminas)

Mais informações: 31.3822-3031

 


Categorias: Notícias