
Por meio do patrocínio da Usiminas, o Salão do Livro distribui os vales para as escolas que participam do projeto.
O maior evento literário do leste mineiro, o Salão do Livro Vale do Aço chega a sua 9ª edição cumprindo seu papel de incentivar a leitura. Além de espetáculos, oficinas, exposições e a tradicional feira de livros com preços subsidiados o projeto, por meio do Patrocínio da Usiminas, distribui este ano cerca de 40 mil reais em vales-livros.
As 76 escolas que agendaram a participação dos educadores e alunos nas atividades do Salão, receberam R$140 em vales-livros para adquirirem títulos para as suas respectivas Bibliotecas. Isso significa mais de 10 mil reais que serão investidos em livros para incrementar as bibliotecas das escolas municipais, estaduais e particulares.
De acordo com a Gerente Geral de Desenvolvimento Social da Usiminas, Mariana Martins, ações como essas reforçam o compromisso da siderúrgica com o desenvolvimento da região, contribuindo para o fomento e o crescimento da cultura local. “Iniciativas como o Salão do Livro reforçam a importância da educação e contribuem para democratização do conhecimento. E é por isso que acreditamos e investimos no evento”, complementa a Gerente.
Para a professor Renato Neves, da Escola Municipal Maria Ivone Damasceno, de Santana do Paraíso, a iniciativa ajuda os alunos a aprenderem a valorizar a leitura e, ao mesmo tempo, conservar os livros. “Com esse vale eles sentem o poder da compra e ao mesmo tempo passam a sentir um maior gosto pela leitura. É muito importante introduzir os alunos neste mundo literário”, acrescentou o professor.
A professora Antônia Marilane, da Escola Estadual Wilson Alvarenga, de Ipatinga, recebeu os vales e disse que voltará no fim de semana para escolher com calma os livros. “Os livros serão disponibilizados na biblioteca da escola e os alunos poderão levá-los para casa. A nossa escola tem um projeto denominado Malinha de Leitura, em que os alunos levam os livros em uma malinha para estimular a conservação do livro. Convido todas as escolas a participarem do projeto, é muito importante reforçarmos o gosto pela literatura”, explica a professora.
Além das escolas, os vales livros também serão sorteados para o público que participará das oficinas, espetáculos e feira. A aluna Ane Caroline, 9 anos, foi uma das sorteadas e disse que voltará no fim de semana com a família, para escolher seu livro.
A programação do 9º Salão do Livro se estende até domingo (17). Confira a programação completa pelo site www.salaodolivro.com.br. O projeto é uma realização da Paralelo 3 e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.
Apresentação de jazz acontece no dia 26 de setembro, trazendo releituras instrumentais de compositores brasileiros e músicas autorais
O In
Iniciativa leva programação de arte-educação para cerca de 250 estudantes e educadores de escola pública de setembro a dezembro
O Programa Esco
Oficinas Livres de Arte, Aventura no Viveiro e Rota 60 são atrações com agendamentos abertos
A programação da Ação Educativa do Ins