Usiminas

Instituto Usiminas inicia terceira edição do Programa Escola Parceira em Cubatão  

17/09/2025

Iniciativa leva programação de arte-educação para cerca de 250 estudantes e educadores de escola pública de setembro a dezembro

O Programa Escola Parceira 2025 leva uma programação de arte-educação para o Complexo de Educação Municipal (CEM) Geraldo Cardoso Guedes, no bairro Jardim Nova República, em Cubatão. A unidade foi a escolhida para receber a terceira edição do programa Escola Parceira, realizado pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais. A iniciativa tem apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, ressalta que a terceira edição do Escola Parceira é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento da comunidade por meio da arte-educação. “Estamos muito felizes em dar início a mais uma edição deste programa. Acreditamos que a arte é uma ferramenta importante na formação dos estudantes”, frisa.

A escola, que atende cerca de 250 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em tempo integral, recebe de setembro até dezembro 17 ações em uma programação cultural e educativa, com oficinas de diversas linguagens e espetáculos. Outro destaque do programa Escola Parceira é a realização do concurso Palavra Ilustrada com o tema “O que vejo da minha Janela: Sonhos, Memórias e Encantamentos” e premiação dos alunos ganhadores com notebooks.

O programa teve início com workshops para os arte-educadores que ministrarão as oficinas aos estudantes e, também, para professores e educadores. A abertura para toda a comunidade escolar foi nesta segunda-feira (15/9), com apresentação do espetáculo didático “Onde Está o Guará?”, do Coletivo 302, com audiodescrição e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A secretária municipal de Educação de Cubatão, Danielle Souza, salienta a importância da continuidade do programa. “Nada melhor do que ter uma empresa que é parceira e traz para escola e crianças essa oportunidade de aprendizagem”, comenta.  

As ações do programa foram estruturadas em parceira com a escola e observando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.  

A diretora interina do CEM Geraldo Cardoso Guedes, Natália Passos Ferreira, afirma que o programa vai incrementar o trabalho de formação ampliada que a escola já propõe para os alunos que ficam na unidade em tempo integral. “Essa parceria é fantástica, pois vem ao encontro do nosso projeto de escola, que é ampliar as possibilidades de formação de nossos alunos desenvolvendo novas habilidades”, comenta.


Categorias: Destaques, Notícias, Sem categoria