Com patrocínio da Usiminas, capacitação técnica em contação de histórias e recursos de projeção e som prometem dialogar com proposta pedagógica de quatro UMEs da região, e beneficiar criança e jovens
Quatro Unidades Municipais de Ensino (UMEs) de Cubatão foram beneficiados com a doação de um acervo de filmes, materiais lúdicos, livros e audiobooks pelo projeto Cine Baú – patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoiado pelo Instituto Usiminas. Ao todo, são mais de 100 títulos da literatura nacional e internacional, incluindo três livros em braile, mais de 30 títulos que podem ser acessados por tablet e 75 filmes em DVD, incluindo clássicos que estão à disposição das escolas para as mais diversas atividades.
Foram beneficiadas as unidades: UME Padre Manoel da Nóbrega, UME Padre Antônio Olivieri Filho, UME Padre José de Anchieta e UME Estado do Ceará, beneficiando cerca de dois mil estudantes.
As unidades também receberam uma estrutura móvel com equipamento de som e projeção para uso em atividades de arte-educação. Os profissionais, por sua vez, foram orientados sobre o uso dos recursos e participaram de uma capacitação para aperfeiçoamento das técnicas de contação de histórias, em busca de reforçar o processo de formação infanto-juvenil. Ao todo, 276 pessoas participaram destas atividades, entre professores, coordenadores, diretores e alunos.
“Irá acrescentar muito aos alunos e ao trabalho que já desenvolvemos, afinal, vai ao encontro da nossa proposta pedagógica. Estamos muito felizes em receber esses recursos e tê-los em nosso dia a dia. Agradeço por meus professores e alunos poderem ter acesso a essa boa formação”, afirmou Fabiana Ferreira de Freitas Melo, diretora da UME Padre Manoel da Nóbrega, uma das beneficiadas pela iniciativa.
Compromisso com a educação
Para Patrícia Limeres, produtora executiva do Instituto Usiminas, apoiar essa iniciativa reforça a atuação da empresa. Há 20 anos, a área de Ação Educativa do Instituto Usiminas promove formação permanente e gratuita para estudantes, professores, instituições e comunidade em geral, já tendo beneficiado, de forma direta, mais de 1,5 milhão de pessoas.
“A formação ampla do ser humano é uma de nossas principais vocações, e é lindo de ver isso em prática, impactando pessoas. Nós, historicamente, buscamos impulsionar atividades de arte-educação e ir ao encontro das pessoas e escolas. Nos encanta saber que outros projetos também priorizam o diálogo entre educação e cultura, enriquecendo ou mesmo estruturando um trabalho de educação complementar para tantos estudantes, oportunizando o acesso à literatura e ao cinema”, afirma.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun