Usiminas

“Histórias da Mineração” encanta público em Itatiaiuçu

21/07/2022
Primeira edição do programa recebe três entidades para conhecer a Mineração Usiminas, patrocinadora da iniciativa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Mais de 40 pessoas participaram do lançamento do projeto “Histórias da Mineração”, no último fim de semana, na Mineração Usiminas. A visita contou com a presença de integrantes do Grupo Conviver e Reviver, da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) e atletas do Juventus Itatiaiuçu Futebol Clube, sendo essas duas últimas entidades patrocinadas pela empresa.

A personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira, guiou os visitantes pela unidade, mostrando, de forma leve e divertida, o processo de extração e beneficiamento do minério de ferro, abordando com especial atenção as práticas sustentáveis adotadas pela companhia. Ao final, a artista plástica Rosane Dias ministrou uma oficina de pintura, em que foram usadas tintas feitas à base de rejeitos minerais, oportunidade para a expressão criativa e reflexões sobre história, memória e sustentabilidade.

Moradora do povoado Rio São João, Michelle Fernandes de Abreu, que é artesã da Acirpa, considerou a experiência muito gratificante. “Estou feliz de saber que moro em um lugar onde há um trabalho realizado com tanta dedicação. É tudo organizado, seguro e bem pensado, com uma grande preocupação com o meio ambiente”, comentou.

O projeto conta com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizado pelo Instituto Usiminas.  “Iniciativas como essas nos permitem abrir as portas da empresa para que o público possa se familiarizar e conhecer as histórias ligadas aos processos produtivos e ao cotidiano de todos que trabalham ali. E tudo isso proporcionando conhecimentos sobre os aspectos culturais, sociais e ambientais. É uma alegria promover esses encontros que fortalecem a memória e marcam a história do patrimônio”, declarou a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.

Sustentabilidade

Os participantes receberam um presente do Projeto “Portas Abertas”, parte do Programa de Educação Ambiental (PEA): mudas de plantas frutíferas e nativas, cultivadas no Viveiro da Mineração Usiminas. 

“Sustentabilidade, cuidado com o meio-ambiente e diálogo são premissas importantes para nós. Por isso, fazemos questão de promover ações de educação e de incentivo a práticas sustentáveis. É inspirador ter em nossa programação ações possíveis de serem trabalhadas em parceria com a sociedade”, comentou o gerente de Meio Ambiente, Yuri Azevedo.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases