Oficinas práticas de criação em artes explorando técnicas, materialidades e vivências, voltadas para públicos de idades variadas, que podem participar com suas famílias, amigos ou de forma individual. Neste semestre, as Tardes de Criação nos permitem experimentar e compreender o mundo, perceber o tempo, o movimento, o espaço e aprimorar nossa capacidade inventiva. A cada mês uma experiência com técnicas artísticas diferentes. Esta ação integra a programação
da Ação Educativa do Instituto Usiminas, patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 212835).
Nesta oficina a técnica da colagem será utilizada para investigar e recontar histórias dos povos originários de nosso país. Investigando livros antigos, vamos coletar imagens para compor novas narrativas sobre o passado, imaginando outros percursos possíveis para o futuro.
Gabriel Nast é artista plástico e vem “cavucando” há anos os personagens e símbolos afroindígenas da construção cultural do Brasil. Incorpora em sua pesquisa os rituais, cria em suas fotografias, colagens, instalações, vídeos e pinturas, um processo intenso e contínuo de transmutação artística.