Usiminas

Ação Educativa do Instituto Usiminas atende cerca de 37 mil pessoas em 2018

27/12/2018

Atividades de arte-educação, educação ambiental e formação contemplaram escolas e comunidade

 

A Ação Educativa do Instituto Usiminas encerra o ano de 2018 comemorando um alcance ainda maior de suas ações. Neste ano, foram atendidas cerca de 37 mil pessoas nas 179 atividades realizadas. Atividades de arte-educação, educação ambiental e formação contemplaram 200 escolas do Leste de Minas e toda a comunidade do Vale do Aço, ao longo do ano. Em 2017, o público atendido foi de aproximadamente 29 mil pessoas. A programação da Ação Educativa tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 177174).

Com uma rica programação que já entrou para a rotina de muitas escolas do Leste de Minas, a Ação Educativa completou neste ano 15 anos de atuação, fortalecendo-se como uma importante referência de arte e cultura. Desde sua criação, em 2003, mais de 440 mil pessoas já foram beneficiadas com atividades gratuitas para escolas e famílias.

A cada semestre, uma grade de programação é divulgada e as famílias e as escolas podem ser organizar para participar ao longo dos meses. Nela, o público encontra os seguintes programas: Série Espetáculos Didáticos, Arte em Família, Visitas Teatralizadas, Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Visitas Orientadas às Exposições de Arte, além de programações especiais com atividades diversas a cada semestre.

Desde 2017, a Ação Educativa executa novos programas, lançados pelo Instituto Usiminas, voltados para a educação ambiental e que possibilitaram a aproximação das empresas do Grupo Usiminas com a comunidade. Ipatinga ganhou o projeto “Aventura no Viveiro”, que promove um rico momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas.  Paralelo a essas ações nasceram também os projetos “Conhecendo a Usiminas” e “Conhecendo a Usiminas Mecânica”, em Ipatinga (MG), e o “Conhecendo a Mineração Usiminas”, em Itatiaiuçu (MG). A proposta é apresentar o processo de produção dessas indústrias de maneira lúdica, utilizando a contação de história como ferramenta, seguida de uma atividade prática de pintura.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância da Ação Educativa para a comunidade. “Comemoramos com muita alegria esse crescimento contínuo do público da Ação Educativa. Os números mostram que estamos no caminho certo nesta missão de transformar vidas por meio da arte-cultura”, declara a diretora.

A programação 2019 será divulgada em janeiro, com atrações especiais a partir de março. Acompanhe a nossa programação pelo site  www.institutousiminas.com.


Categorias: Ação Educativa